Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Há surpresas? Há. A Samsung apresentou (finalmente) o Galaxy Note 10

É a primeira vez que esta linha de produto se apresenta com dois modelos diferentes.

Há surpresas? Há. A Samsung apresentou (finalmente) o Galaxy Note 10

Se por algum motivo conseguiu evitar as inúmeras fugas de informação sobre os novos topos de gama da Samsung, que circularam na Internet ao longo das últimas semanas, então será um dos poucos a ter notícias frescas com a apresentação de hoje do Galaxy Note 10. Não tem mal, que esta apresentação é também um 'piscar de olho' da gigante sul-coreana ao futuro.

As especificações foram sendo lentamente reveladas ao longo das últimas semanas, com imagens do topo de gama a ajudarem a ‘compor o quadro’. Mas sim, também houve detalhes que vale a pena ter em conta.

O 5G e as possibilidades que este traz para o futuro das cidades foi um dos temas focados, ainda antes de a "poderosa" estrela do dia ser desvendada ao detalhe em Nova Iorque.

Esta linha de produto será, pela primeira vez, composta por dois dispositivos – o Galaxy Note 10 e o Galaxy Note 10+. O desempenho é semelhante mas, ainda assim, os dois modelos deverão apresentar pequenas diferenças que se podem revelar cruciais para os entusiastas de smartphones.

Uma delas é o ecrã AMOLED. Enquanto o Galaxy Note 10 tem um ecrã de 6.3 polegadas, o Galaxy Note 10+ vai até às 6.8 polegadas, sendo que ambos têm a moldura de ecrã mais reduzida do que nunca. A Samsung procurou otimizar o espaço disponível de tal forma que fica apenas um pequeno orifício ao centro, para a câmara de 10MP. "Imersivo". E, saliente-se, com mais opções de cores. Bem como com uma S-Pen para trabalhar, com sistema atualizado, que permite que as notas tiradas à mão possam ser rapidamente convertidas para outros formatos, como Word e PDF.

A mesma S-Pen permite por exemplo trabalhar com um vídeo no YouTube: parar, avançar, retroceder, tudo funções que podem ser tratadas pela S-Pen, sem que o dedo precise de se aproximar do ecrã

O design é digno de um topo de gama, tal como o novo processador Exynos 9825, acompanhado por 6GB RAM no Galaxy Note 10 e 12GB RAM no Galaxy Note 10+. Enquanto na versão standard estará apenas disponível a opção de armazenamento interno de 256GB, os interessados na versão ‘plus’ terão direito a uma segunda opção de 512GB.

A bateria também será proporcionará diferentes experiências. Enquanto o Galaxy Note 10 terá uma capacidade para 3,800mAh e carregamento de 25W, o Galaxy Note 10+ terá uma bateria de 4,300mAh e carregamento até 45W, o que permitirá recarregar energia muito mais rapidamente. A promessa da Samsung é de que é possível carregar o aparelho para o dia todo com apenas meia hora. Quem é mais esquecido em deixar o aparelho a carregar à noite, conta aqui com uma solução.

Há, no entanto, características partilhadas entre as duas versões, nomeadamente a presença de um sensor de impressões digitais ultrassónico integrado no próprio ecrã. Quanto à câmara fotográfica traseira, temos três sensores de 12MP, um ‘zoom’ de 12MP e uma ultra angular de 16MP. A Samsung assegura ainda que a qualidade com que já se trabalham as fotografias é 'replicável' em vídeo. Também em vídeo o 'foco' dá uma ajuda em função do plano (como por exemplo num plano próximo de uma pessoa), sendo também possível fazer um 'zoom in' sonoro.

Há, ainda, um scanner 3D. A ideia é simples: foca-se um objeto (o exemplo Samsung foi um peluche) e uma versão em 3D. Esta versão 3D pode ser usada para replicar movimentos de uma pessoa (o utilizador acena, o 'peluche' virtual acena) e, no limite, ser informação para ganhar nova vida, palpável, numa impressora 3D.

A garantia da Samsung sobre o 5G - tema que tem estado no 'coração' da disputa comercial entre China e Estados Unidos - é a de que não vai ser apenas muito mais rápida do que o 4G. Na verdade, vai ser também segura, garante a gigante sul-coreana. 

Outra aposta na Samsung passa pela experiência 'gaming', uma aposta que resulta do facto de haver cada vez mais 'gamers' a aventurar-se em jogos sem ser em consolas ou no tradicional PC.

No que diz respeito a preço, o Galaxy Note 10 começará a ser vendido pelo equivalente a 949 dólares e o Galaxy Note 10+ por 1,099 dólares.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório