Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Vai poder escolher qual o motor de busca que quer no seu Android

A escolha estará disponível quando o smartphone for ligado pela primeira vez.

Vai poder escolher qual o motor de busca que quer no seu Android
Notícias ao Minuto

14:35 - 02/08/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Google

A Google anunciou hoje que dará aos utilizadores de smartphones Android a opção de poderem escolher o motor de busca usado em todo o dispositivo assim que o ativarem pela primeira evz, incluindo o campo de motor de busca e o navegador Chrome.

A medida foi tomada depois de a União Europeia ter aplicado em 2018 uma multa no valor de 4,3 mil milhões de euros à tecnológica de Mountain View, uma decisão tomada por práticas anti-competitivas. A escolha será dada aos utilizadores quando estes ligarem os dispositivos Android pela primeira vez, sendo que a seleção disponível será mediante um leilão privado.

A seleção de motores de busca variará de acordo com cada país da União Europeia, sendo que as empresas responsáveis devem referir quanto estão disponíveis a pagar à Google caso sejam escolhidas pelos utilizadores. As propostas de cada empresa serão mantidas em segredo e a Google não impôs um limite mínimo, sendo que apenas três motores de busca serão mostrados para além do próprio Google.

A medida da Google já mereceu reações de algumas empresas com motores de busca. O CEO da Qwant, Eirc Leandri, mostrou-se interessado em participar mas afirmou à Bloomberg que a ideia é “um total abuso de posição dominante” e classificou a ideia de “pedir dinheiro para mostrar um conjunto de alternativas”.

A solução encontrada pela Google voltará certamente a ser alvo da avaliação da União Europeia no futuro e, caso venha a ser considerado que a tecnológica de Mountain View continua a infringir leis competitivas, voltarão a ser tomadas medidas.

[Notícia atualizada às 13:17]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório