Huawei Portugal abre em setembro centro de suporte 5G para a Europa

A Huawei Portugal vai abrir em setembro um centro de suporte de serviços para redes 4G e 5G para a Europa, para o qual estão a ser contratados 30 engenheiros, anunciou hoje o presidente executivo da subsidiária portuguesa.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/07/2019 12:31 ‧ 18/07/2019 por Lusa

Tech

Internet

Este é o "único" centro nesta área específica da Europa, afirmou o presidente executivo da Huawei Portugal, Tony Li, num encontro com jornalistas em Lisboa.

O objetivo deste centro é "otimizar as redes de 4G e 5G", explicou, por sua vez, Samuel Ferreira, responsável pelas soluções 'wireless' e 5G (quinta geração) da Huawei no mercado português.

Com a contratação dos 30 engenheiros, a Huawei Portugal vai passar a contar, no final do ano, com 150 trabalhadores.

Samuel Ferreira adiantou que este centro de suporte de serviços vai servir mercados europeus como a Alemanha ou Reino Unido, entre outros.

Tony Li não avançou o investimento realizado neste novo centro.

O impacto económico da Huawei Portugal em 2018, o que inclui investimento, impostos e compras a fornecedores locais, entre outros, foi de 159 milhões de euros, uma subida de "40% face a 2017", referiu o presidente executivo.

No ano passado, as receitas da Huawei no mercado português ascenderam a 235 milhões de euros, uma subida de 30% face aos 180 milhões de euros registados em 2017.

Este ano também "vamos ter de certeza um crescimento", acrescentou o presidente executivo, sem adiantar detalhes.

Relativamente ao lançamento do 5G em Portugal, cujo modelo de atribuição não é ainda conhecido, Samuel Ferreira considerou que o país está "em linha" com os restantes Estados europeus.

O responsável pelo 5G da Huawei Portugal adiantou que o lançamento da tecnologia "tem diferentes fases".

A primeira fase "não tem grande impacto", mas sim as seguintes, onde as grandes diferenças serão a velocidade e a conectividade.

"O benefício real" do 5G será sentido em "2021, 2022", acrescentou.

Por sua vez, o diretor de consumo da Huawei Portugal, Tiago Flores, acrescentou que Portugal terá um telemóvel 5G da marca antes de a tecnologia ser implementada no país.

"Vamos ter antes do lançamento" comercial da quinta geração móvel em Portugal, disse, adiantando que este 'smartphone premium' permite a utilização das tecnologias 4G e 5G.

Tiago Flores afirmou ainda esperar que alguns operadores "façam alguns testes" com este 'smartphone' em Portugal.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas