Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China. Telemóveis de turistas são espiados com app de vigilância

Investigação conjunta revela prática recorrente na fronteira da província de Xinjiang.

China. Telemóveis de turistas são espiados com app de vigilância

Uma investigação levada a cabo pelo The Guardian em parceria com o The New York Times e o Süddeutsche Zeitung revela que autoridades chinesas estão a instalar apps de vigilância nos smartphones de turistas que entrem no país a partir da região Xinjiang, vindos do vizinho Quirguistão.

Uma vez chegados à fronteira, os turistas entregam os documentos e smartphones aos guardas chineses que procedem a instalar uma app de vigilância que extrai contactos, mensagens, e-mails e informação sobre o próprio dispositivo à procura de conteúdo islâmico. Este método diz respeito aos smartphones com sistema Android, ao passo que os iPhones são ligados a um scanner que faz a análise.

Normalmente a app é desinstalada antes de o smartphone ser devolvido ao legítimo dono mas, em alguns casos, os turistas notaram uma estranha aplicação com símbolo do Android, o que deu início à reportagem do jornal britânico.

Contactado pelo The Guardian, um membro do grupo Privacy International, Edin Omanovic, considerou o caso como “altamente alarmante num país onde descarregar a app errada ou artigo noticioso pode levar-te para um centro de detenção”.

“Isto é mais um exemplo e porque é que o regime de vigilância de Xinjiang é um dos mais ilegais, invasivos e draconianos em todo o mundo”, apontou ainda Omanovic.

Leia mais: Administração de Donald Trump estuda hipótese de banir encriptação

[Notícia atualizada às 12:19]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório