Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Maior erro de Bill Gates? Perder a oportunidade de rivalizar com o iOS

O fundador da Microsoft admitiu que perdeu esse 'comboio' para o sistema operativo Android da Google.

Maior erro de Bill Gates? Perder a oportunidade de rivalizar com o iOS
Notícias ao Minuto

20:30 - 26/06/19 por Fábio Nunes

Tech Smartphones

Não haverá certamente muitos arrependimentos na carreira de Bill Gates, mas o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo admitiu, numa entrevista recente, qual foi o seu maior erro. De acordo com a CNN, Bill Gates lamentou ter perdido a oportunidade de rivalizar com o sistema operativo da Apple, o iOS, para o Android da Google.

“No mundo do software, particularmente para as plataformas, estes são mercados em que o vencedor conquista tudo. Por isso, o meu maior erro de sempre foi qualquer falha de gestão que fez com que a Microsoft não seja o que é o Android. O Android é a plataforma não-Apple padrão para os telemóveis… Há espaço para apenas um sistema operativo não-Apple”, afirmou Bill Gates na entrevista que concedeu ao fundo Village Global.

A Microsoft até foi a primeira a lançar o seu sistema operativo para os telemóveis, corria o ano de 2000. O iOS da Apple só chegou em 2007 e o Android da Google surgiu logo no ano seguinte. Mas o Windows Mobile não tardou a ficar para trás na corrida ao mercado dos smartphones.

Gates apontou como uma das razões para o atraso da Microsoft nesta corrida a batalha legal que envolvia a empresa e o Departamento de Justiça norte-americano.

“Nós sabíamos que o mercado dos telemóveis seria muito popular por isso criámos o que chamámos de Windows Mobile. Perdemos a oportunidade de ser o sistema operativo dominante para smartphones por muito pouco. Distraímo-nos com o julgamento. Não colocámos as melhores pessoas a trabalhar nisto. Por isso foi o meu maior erro relativamente a algo que estava claramente ao nosso alcance. Eramos a empresa que devia ter conseguido isso e não o fizemos”, lamentou.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório