Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores criam catálogo para reduzir consumo de bateria de apps

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveram um catálogo que, focado na eficiência energética, permite aos programadores "encontrarem soluções" que reduzem o consumo de bateria das aplicações móveis.

Investigadores criam catálogo para reduzir consumo de bateria de apps
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/06/19 por Lusa

Tech Energia

Em declarações à Lusa, Luís Cruz, investigador do INESC TEC, explicou hoje que o catálogo, recentemente publicado na revista científica Empirical Software Engineering, surge para "facilitar a tomada de decisão dos programadores ao nível do desenho e da eficiência energética".

"Normalmente, quando uma equipa de desenvolvimento precisa de melhorar a eficiência energética de um 'software', os programadores não têm bem noção do que pode funcionar nos seus sistemas, o que é melhor ou não", salientou o investigador, acrescentando que as diferentes "soluções" apresentadas no catálogo permitem "resolver problemas em contextos específicos".

O catálogo, desenvolvido no âmbito do projeto GreenSoftware Lab (GSL), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), está disponível gratuitamente 'online' e compila "diferentes técnicas de desenho de aplicações móveis".

Segundo o investigador, esta ferramenta funciona também como "um ponto de partida" para jovens programadores ou estudantes que pretendem "alargar as competências técnicas na área da eficiência energética".

"Os 'developers' tem bastante necessidade em recorrer a padrões para desenvolver o seu 'software', e por padrões estamos a referir-nos à estrutura de dados que deve utilizar, por exemplo. Se não houver uma série de linhas orientadoras, as pessoas vão ter de ir experimentando", referiu.

À Lusa, Luís Cruz adiantou que a equipa do INESC TEC envolvida na criação do catálogo vai apresentar a ferramenta na 27.ª edição do "European Software Engineering Conference", que decorre em agosto em Tallin, na Estónia, e na 35.ª edição da "The Internacional Conference on Software Maintenance and Evolution", em Cleveland, nos Estados Unidos da América, em setembro.

"Queremos continuar a explorar o tema da eficiência energética, tentar evoluir o catálogo e continuar a contribuir na comunidade científica ao nível de várias técnicas que se podem usar que facilitem o trabalho dos programadores", concluiu.

Luís Cruz avançou ainda que o projeto GreenSoftware Lab vai ser "alargado por mais um ano", uma vez que os "resultados do projeto foram muito positivos".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório