Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Snoopy, o módulo lunar da Apollo 10, terá sido descoberto 50 anos depois

As hipóteses de encontrar algo assim no espaço seriam de uma em milhões. Mas cientistas têm "98% de certeza" que se trata do famoso módulo lunar.

Snoopy, o módulo lunar da Apollo 10, terá sido descoberto 50 anos depois
Notícias ao Minuto

16:17 - 09/06/19 por Pedro Filipe Pina

Tech Espaço

Antes de a famosa Apollo 11 ter aterrado na Lua, naquele foi 'um pequeno passo para o homem, um grande passo para a Humanidade', houve outras missões da NASA que 'abriram caminho'.

Entre as mais destacadas está a Apollo 10, liderada pelo astronauta Thomas P. Stafford (na imagem). Em 1969, esta missão contava com um módulo lunar com cerca de quatro metros de largura, carinhosamente batizado como 'Snoopy', em tributo à famosa personagem que, como pode ver na imagem que acompanha este notícia, serviu de mascote para a missão da NASA. 

Este módulo foi usado como ensaio de teste para a história aterragem da Lua, protagonizada no mesmo ano, pela Apollo 11. Pensava-se que, há 50 anos, o módulo se teria perdido para sempre no espaço. 

Nick Howes, cientista da Royal Astronomical Society, chegou a calcular em 2011 que as hipóteses de encontrar o 'snoopy' no espaço eram de uma em 235 milhões.

No entanto, o impossível parece ter sido feito. Conta a Sky News que a equipa que Nick Howes integra tem "98% de certeza" que conseguiu calcular a posição do módulo lunar. Mas "até que alguém se aproxime" será difícil ter a certeza absoluta. A confirmar-se, será o culminar de um trabalho de anos de cálculos.

Sobre a importância de encontrar este pequeno artefacto espacial, o cientista não tem dúvidas. "É um pedaço da história, de um momento na história, é um artefacto único".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório