Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

China diz estar disponível para partilhar tecnologia 5G

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje que a China está disponível para partilhar a sua tecnologia de redes 5G com os parceiros, recebendo a solidariedade do Governo russo para combater as suspeitas de espionagem que recaem sobre a Huawei.

China diz estar disponível para partilhar tecnologia 5G
Notícias ao Minuto

20:33 - 07/06/19 por Lusa

Tech Telecomunicações

Recentemente, o Governo dos EUA proibiu as empresas norte-americanas de usarem equipamento da Huawei e ameaçou os aliados de deixar de partilhar informações militares e de segurança, se for autorizada tecnologia dessa empresa chinesa, alegando riscos de espionagem para o governo de Pequim.

Com a decisão do Governo do Presidente norte-americano Donald Trump, que entrará em vigor dentro de três meses, a Huawei ficou numa situação delicada, pela dependência de 'chips' norte-americanos para o seu equipamento, dizem especialistas.

Hoje, o Presidente chinês quis dar um sinal de confiança aos mercados, que se têm demarcado da gigante tecnológica Huawei, prometendo maior transparência nas relações comerciais e nas parcerias de investigação e desenvolvimento.

"A China está disponível para partilhar com os seus parceiros as suas inovações tecnológicas e o seu 'know-how', especialmente na área do 5G", afirmou hoje Xi Jinping, em São Petersburgo, à margem de um fórum económico, ao lado do seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Putin aproveitou para demonstrar a sua solidariedade à China, na guerra comercial com os EUA, condenando as tentativas de "perseguição" à empresa Huawei.

"Já a apelidámos, em vários lugares, de guerra tecnológica da era digital, que está a começar", afirmou Vladimir Putin.

O Presidente russo disse ser incompreensível a atitude dos mercados contra a empresa chinesa Huawei e mostrou-se preocupado com as tendências de controlo monopolista que se ensaiam em alguns setores económicos.

"As tentativas de monopolizar a nova onda tecnológica e de limitar o acesso aos seus resultados trazem o problema das desigualdades globais para um nível nunca antes visto", concluiu Vladimir Putin.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório