Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portuguesa Aptoide acusa Google de esconder a sua app

A empresa responsável pela loja virtual lançou uma campanha onde acusa a gigante tecnológica de práticas anti-competitivas.

Portuguesa Aptoide acusa Google de esconder a sua app
Notícias ao Minuto

10:55 - 04/06/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Android

A empresa portuguesa Aptoide lançou uma campanha onde acusa a Google de práticas anti-competitivas. Diz a Apotide que a app da sua loja virtual é considerada pela Google como insegura, uma classificação que a empresa portuguesa diz ser injustificada.

“Desde o verão de 2018 que a Google Play Protect aponta a Aptoide como uma app perigosa, escondendo-a dos dispositivos Android e e pedindo que os utilizadores a desinstalem. Isto resulta numa potencial diminuição de utilizadores únicos da Apotide em cerca de 20%. O Google Play Protect é a proteção da Google contra ‘malware para Android mas acreditamos que a forma como funciona prejudica os direitos dos utilizadores”, pode ler-se no site publicado pela Aptoide.

Em conversa com o TechCrunch, o co-fundador e CEO da Aptoide, Paulo Trezentos, aponta para o facto de a Aptoide ter sido considerada segura por especialistas de segurança e pela empresa Virus Total, detida pela Google. “A Google está a remover a Aptoide dos telemóveis dos utilizadores apenas por práticas anti-competitivas. Não querem mais nenhum canal de distribuição no Android”, aponta Trezentos.

O CEO afirma que a empresa tem conseguido compensar esta situação com novas parcerias mas aponta a proteção da Google como “uma barreira para um crescimento mais rápido”. Trezentos espera que a empresa consiga reverter a situação com a campanha Google, Play Fair!. “O site googleplayfair.com pretende trazer visibilidade a esta situação e ajudar outras startups que possam estar nas mesmas circunstâncias”, explica Trezentos.

Leia mais: Afinal, o 'Plano B' da Huawei não será lançado no próximo mês

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório