Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

É oficial. Apple mostrou tema escuro do iOS 13

A atualização tem tanto de melhoria de desempenho como de novas funcionalidades.

Notícias ao Minuto

18:38 - 03/06/19 por Miguel Patinha Dias

Tech WWDC

Tal como era esperado, a Apple aproveitou a apresentação WWDC para dar um vislumbre das novas funcionalidades do iOS 13 e, tal como apontavam os rumores, a próxima grande atualização do iPhone terá um tema escuro.

Outras funcionalidades destacadas são as sugestões de partilha e o teclado inteligente que sabe o que pretende escrever de acordo com o arrasto do dedo. A Apple aproveitou também para notar melhorias de desempenho do iOS 13 em relação ao antecessor. A nova versão do sistema operativo permite desbloquear o iPhone 30% mais rápido através do Face ID, fazer descarregamentos 50% mais pequenos, atualizações 60% mais pequenas e abrir as aplicações duas vezes mais rapidamente.

A app Maps também mereceu destaque. A Apple concentrou-se em acrescentar mais detalhe aos mapas e em criar uma área com as localizações favoritas, permitindo criar coleções diferentes que podem posteriormente ser partilhadas com os amigos.

A app Maps também mereceu destaque. A Apple concentrou-se em acrescentar mais detalhe aos mapas e em criar uma área com as localizações favoritas, permitindo criar coleções diferentes que podem posteriormente ser partilhadas com os amigos.

A privacidade voltou a ser um foco da Apple nesta apresentação do WWDC. A empresa anunciou uma nova ferramenta que se certificará que a monitorização da sua localização feita por outras apps é controlada, ‘barrando’ efetivamente que estas monitorização ocorra sem ter conhecimento. A Apple anunciou também o ‘Sign in with Apple’, uma nova opção que impedirá que se ligue com as suas contas em outros serviços como o Facebook ou a Google. Esta opção dará a possibilidade de esconder o seu e-mail, o que criará um e-mail secreto que enviará as informações que precisa para o seu e-mail pessoal.

A app Messages também mereceu atenção com uma maior integração de emojis animados, os Memojis. Agora poderá atribuir uma fotografia ou Memoji ao seu contacto, surgindo esta imagem para os contactos com que tenha trocado mensagens. Significa isto que há mais opções do que nunca para criar Memojis que reflitam a sua personalidade, com vários itens virtuais para aumentar a personalização.

O iOS 13 introduz a capacidade de aplicar efeitos a vídeos, dando-lhe acesso a todas as ferramentas disponíveis para fotografias. Significa isto que poderá alterar a luminosidade, saturação, contraste, aplicar filtros ou até alterar a orientação. Estas melhorias na câmara são acompanhadas por uma maior organização na app Photos, que permite relembrar fotografias e vídeos organizados por dias, meses e anos de acordo com contextos específicos.

Com a crescente popularidade dos AirPods e do HomePod, a Apple integrou no iOS 13 a capacidade de transferir o que estiver a ouvir – seja uma música ou vídeo. Isto permitirá a que duas pessoas com AirPods possam transferir entre si músicas apenas com o iPhone, sendo que no caso do HomePod bastará aproximar o dispositivo móvel da coluna para esta começar a reproduzir o tema musical.

A nova versão do sistema operativo estará disponível em formato beta este verão e será lançado oficialmente para os utilizadores no outono.

[Notíacia atualizada às 20:17]

Notícias ao Minuto© Apple

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório