Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Aliança de tecnológicas quer evitar acesso a mensagens encriptadas

Proposta agência secreta do Reino Unido não foi vista com bons olhos por empresas como a Apple e o WhatsApp.

Aliança de tecnológicas quer evitar acesso a mensagens encriptadas

Uma aliança de organizações de defesa de direitos humanos, investigadores e empresas tecnológicas (que incluem a Apple, o WhatsApp, a Google e a Microsoft) assinou uma carta aberta onde apela ao fim do plano da agência secreta GCHQ do Reino Unido para aceder a mensagens encriptadas.

O plano em questão havia sido uma “proposta hipotética’ publicada pelo diretor técnico de cibersegurança, Ian Levy, e pelo responsável pela divisão de criptoanálise, Crispin Robinson, da GCHQ. Nesta proposta era descrito um método que, com a cooperação das empresas tecnológicas em questão, os serviços secretos pudessem aceder a mensagens sem alertar os utilizadores.

“Escrevemos para expressar as nossas preocupações partilhadas de que esta proposta em particular coloque sérias ameaças à cibersegurança e direitos humanos fundamentais, incluindo à liberdade de expressão e privacidade,” pode ler-se na carta aberta. “O momento que os utilizadores saibam que foi feita uma atualização de software à sua anteriormente segura app de mensagens encriptadas para deixar que participantes secretos vigiem as suas conversas, perderão a confiança nesse serviço”.

Leia mais: Huawei disponível para se 'sentar à mesa' com os EUA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório