Em entrevista à agência Lusa, António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, explicou que o novo laboratório, intitulado 'Industry and Innovation Lab' (iiLab), visa a "adaptação" das tecnologias "avançadas de produção" desenvolvidas pelo INESC TEC aos "casos reais" do tecido empresarial.
"O objetivo é colocar as tecnologias e inovações do INESC TEC num espaço mais semelhante às instalações industriais e transferi-las para o mundo real, de modo a que os empresários as vejam, tirem ideias e possam experimentar soluções sem terem de parar a linha de montagem das próprias empresas", adiantou.
O iiLab, que vai ser apresentado na próxima terça-feira no âmbito da iniciativa Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), visa, por isso, "demonstrar e divulgar" as tecnologias desenvolvidas na área da digitalização, robótica, automação, simulação e realidade virtual, estando já equipado com 12 robôs industriais.
Segundo António Paulo Moreira, além de "demonstrar" as diferentes tecnologias, o laboratório vai também ter uma "componente de formação".
"Vamos dar cursos de pós-graduação para quadros superiores a engenheiros e para as novas tecnologias da indústria 4.0", disse, adiantando que o objetivo é "formar e informar", uma vez que "muitos" empresários industriais "não sabem bem o que está por detrás da indústria 4.0".
Ao laboratório vão estar associados entre 30 a 40 investigadores do Centro de Robótica e do Centro de Engenharia do INESC TEC.
O investigador, que é também professor associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), adiantou ainda que o iiLab vai ser "o embrião" de um futuro laboratório do INESC TEC.
"Pretendemos dentro de pouco tempo construir de raiz um novo laboratório, já com outra dimensão e um espaço mais nobre. Este um protótipo base, mas não queremos que fique por aqui. Queremos fazer algo maior e melhor para levar projetos também maiores", concluiu.
De acordo com o centro de investigação, na sessão de inauguração do laboratório deverão estar presentes o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, e o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.