Meteorologia

  • 24 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Instituto do Porto abre laboratório para aproximar tecnologia à indústria

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, vai inaugurar na terça-feira um laboratório que visa a aproximação das "tecnologias ao mundo real" da indústria 4.0, revelou hoje o responsável.

Instituto do Porto abre laboratório para aproximar tecnologia à indústria
Notícias ao Minuto

10:46 - 23/05/19 por Lusa

Tech INESC TEC

Em entrevista à agência Lusa, António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, explicou que o novo laboratório, intitulado 'Industry and Innovation Lab' (iiLab), visa a "adaptação" das tecnologias "avançadas de produção" desenvolvidas pelo INESC TEC aos "casos reais" do tecido empresarial.

"O objetivo é colocar as tecnologias e inovações do INESC TEC num espaço mais semelhante às instalações industriais e transferi-las para o mundo real, de modo a que os empresários as vejam, tirem ideias e possam experimentar soluções sem terem de parar a linha de montagem das próprias empresas", adiantou.

O iiLab, que vai ser apresentado na próxima terça-feira no âmbito da iniciativa Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), visa, por isso, "demonstrar e divulgar" as tecnologias desenvolvidas na área da digitalização, robótica, automação, simulação e realidade virtual, estando já equipado com 12 robôs industriais.

Segundo António Paulo Moreira, além de "demonstrar" as diferentes tecnologias, o laboratório vai também ter uma "componente de formação".

"Vamos dar cursos de pós-graduação para quadros superiores a engenheiros e para as novas tecnologias da indústria 4.0", disse, adiantando que o objetivo é "formar e informar", uma vez que "muitos" empresários industriais "não sabem bem o que está por detrás da indústria 4.0".

Ao laboratório vão estar associados entre 30 a 40 investigadores do Centro de Robótica e do Centro de Engenharia do INESC TEC.

O investigador, que é também professor associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), adiantou ainda que o iiLab vai ser "o embrião" de um futuro laboratório do INESC TEC.

"Pretendemos dentro de pouco tempo construir de raiz um novo laboratório, já com outra dimensão e um espaço mais nobre. Este um protótipo base, mas não queremos que fique por aqui. Queremos fazer algo maior e melhor para levar projetos também maiores", concluiu.

De acordo com o centro de investigação, na sessão de inauguração do laboratório deverão estar presentes o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, e o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório