Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"O WhatsApp nunca será seguro", diz o fundador de app rival

Pavel Durov, da Telegram, apontou para a recém-descoberta falha de segurança da app de mensagens detida pelo Facebook.

"O WhatsApp nunca será seguro", diz o fundador de app rival
Notícias ao Minuto

10:56 - 20/05/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Telegram

Um dos fundadores da Telegram, Pavel Durov, partilhou recentemente um artigo no site Telegra onde afirma que “o WhatsApp nunca será seguro”, apontando para a recentemente descoberta falha de segurança que permitia a hackers invadirem os smartphones alheios com apenas uma chamada (a qual nem precisava de ser atendida).

“O mundo parece surpreendido pelas notícias que o WhatsApp transformava qualquer smartphone em software de espionagem”, começa por dizer Durov, referindo que a mesma situação parece acontecer com frequência na app de mensagens detida pelo Facebook. “Ao contrário da Telegram, o WhatsApp não é ‘open source’, portanto não há forma de um investigador verificar se há ‘portas de traseiras’ no código. Além de o WhatsApp não publicar o código, fazem exatamente o oposto: o WhatsApp ofusca deliberadamente os binários da sua app para garantir que ninguém é capaz de os estudar,” aponta Durov.

Pouco a pouco, a Telegram tem conquistado cada vez mais utilizadores por ter construído a app de mensagens em torno da questão da privacidade. Nota Durov que “em quase seis anos de existência, a Telegram não teve qualquer fuga de informação ou vulnerabilidade do tipo que o WhatsApp demonstra no espaço de meses”.

“Nós na Telegram temos de reconhecer a nossa responsabilidade em formar o futuro”, escreve Durov perto do final do artigo, onde adianta que é seu objetivo vencer o “monopólio do Faceboook”. “A era da ganância e da hipócrisia terminará. Uma era de liberdade e privacidade vai começar. Está muito mais perto do que parece”, termina Durov.

Leia mais: 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório