Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sem acesso ao Android, o que vai ser da Huawei?

Google e principais empresas tecnológicas dos EUA suspenderam negócios com Huawei. A fabricante chinesa estava preparada para esta possibilidade e já se pronunciou.

Sem acesso ao Android, o que vai ser da Huawei?
Notícias ao Minuto

08:32 - 20/05/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Google

A Google e outras empresas tomaram a decisão de suspender os seus atuais negócios com a Huawei, o que resultará no bloqueio do acesso ao sistema operativo Android (incluindo atualizações e apps como o Gmail) em futuros dispositivos da empresa chinesa. E agora? O que fará a Huawei para se manter no mercado dos smarphones?

Pois bem, a Huawei já estava aparentemente preparada para uma situação semelhante. A escalada das tensões comerciais entre os EUA e a China – assim como as acusações de espionagem a mando do governo chinês – terão sido decisivas para a Huawei criar uma alternativa ao sistema operativo Android.

O CEO da Huawei, Richard Yu, confirmou no passado mês de março que o desenvolvimento do “plano B” estava concluído. “Preparámos o nosso próprio sistema operativo, se for caso de não podermos usar estes sistemas [Android e Windows], estaremos prontos com o nosso plano B,” afirmou Yu.

De notar que a Huawei não teceu quaisquer comentários sobre a possibilidade de usar o seu sistema operativo, até porque a empresa continua a ter acesso à versão pública do sistema da Google, o Android Open Source Project. Ainda assim, é interessante ver que a Huawei se preparou para esta possibilidade e está disposta a seguir por outras vias para continuar competitiva.

Entretanto a Huawei reagiu oficialmente à decisão da Google, assegurando os seus clientes que continuará a atualizar os dispositivos presentes no mercado.

Leia mais: Trump declara "emergência nacional" e 'bane' a Huawei

[Notícia atualizada às 10:26]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório