Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Os juízes dos Jogos Olímpicos terão uma ajuda preciosa

O sistema terá o derradeiro teste durante o outono.

Os juízes dos Jogos Olímpicos terão uma ajuda preciosa

Os juízes de algumas modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 poderão ter a ajuda de um sistema de Inteligência Artificial (IA) da Fujitsu, o qual permitirá uma análise muito mais rigorosa que ajude a minimizar avaliações com erros.

O sistema está a ser desenvolvido entre a Fujitsu e a Federação Internacional de Ginástica e já se encontra em fase de testes com o objetivo de servir de suporte aos juízes das modalidades de ginástica nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

O sistema usa sensores e scanners para seguir cada movimento dos ginastas, captando dois milhões de fotografias por segundo dos braços, pernas, ângulos de elevação e mesmo os movimentos mais pequenos.

O objetivo é que o sistema de IA não sirva apenas para competições. A Fujitsu espera que o sistema venha a ser obtido por equipas de ginástica para que possa ser integrado nos treinos. Além das equipas, o sistema também poderá servir para dar aos espetadores uma perspetiva mais aproximada, mostrando o porquê de os juízes terem tomado determinada decisão.

O grande teste desta tecnologia será no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, evento que terá lugar entre os dias 4 e 13 de outubro em Estugarda, Alemanha.

Leia mais: Japão. Números de telefone estão a acabar

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório