Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

França considera inapropriado entrar na guerra entre EUA e Huawei

O Presidente francês considerou hoje ser inapropriado entrar numa "guerra tecnológica ou uma guerra comercial seja com que país for" referindo-se ao aumento das tensões entre Estados Unidos e China sobre o 5G da operadora chinesa Huawei.

França considera inapropriado entrar na guerra entre EUA e Huawei
Notícias ao Minuto

11:28 - 16/05/19 por Lusa

Tech China

Para Emmanuel Macron, "essa não é a melhor forma" de defender a segurança nacional de um país ou de "diminuir as tensões"

"A nossa perspetiva não é bloquear a Huawei ou qualquer outra empresa, mas preservar a nossa segurança nacional e a soberania europeia", sublinhou Macron, falando em inglês no salão VivaTech, em Paris.

O Presidente francês adiantou que "a França e a Europa são pragmáticas e realistas" e explicou que o objetivo é "aumentar o emprego, os negócios e a inovação".

Aquilo em que a França acredita é "na cooperação e no multilateralismo".

Macron assegurou ainda que, no caso do 5G, estará "muito atento ao acesso às principais tecnologias de rede para preservar a segurança nacional".

Washington tem pressionado vários países, incluindo os europeus, a excluírem a Huawei da construção de infraestruturas para redes de quinta geração (5G), a Internet do futuro, acusando a empresa de estar sujeita a cooperar com os serviços de informação chineses.

Os Estados Unidos e a China têm vivido uma crescente tensão comercial, agravada na quarta-feira, quando Donald Trump proibiu as redes norte-americanas de telecomunicações de fornecerem equipamentos para empresas estrangeiras consideradas em risco.

A decisão foi justificada como uma medida de "emergência nacional", atinge sobretudo a China e a gigante de telecomunicações chinesa Huawei, há muito tempo na mira das autoridades EUA

Pequim já reagiu à decisão norte-americana, alertando que Washington está a incorrer numa "violação" das relações comerciais.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório