Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

IA consegue melhores resultados do que médicos a prever morte

A investigação apresentada em Lisboa é promissora para o meio da cardiologia.

IA consegue melhores resultados do que médicos a prever morte
Notícias ao Minuto

20:30 - 14/05/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Carreira

Uma investigação apresentada numa conferência internacional em Lisboa revelou que sistemas de Inteligência Artificial (IA) são melhores a identificar situações de morte do que médicos humanos. A investigação foi liderada pelo Dr. Luis Eduardo Juarez-Orozco do Centro Turku PET na Finlândia, que contou como a equipa treino um algoritmo de ‘machine learning’ com dados reunidos a partir de mil pacientes.

Os dados em questão diziam respeito a seis anos de cada um dos pacientes, com a IA a ter de ‘digerir’ todas as variáveis que lhe permitiriam associar a condições de morte ou de ataque cardíaco. Uma vez reunidos todos os dados, a IA conseguiu prever situações de morte com uma precisão de 90%, superior ao exibido por médicos com base na informação limitada que têm dos pacientes.

“O algoritmo aprende progressivamente com dados depois de várias rondas de análises, consegue entender os padrões de elevada dimensão que devem ser usados para identificar com eficácia quem tenha um evento. O resultado é uma avaliação de risco individual”, disse Juarez-Orozco em comunicado partilhado pelo EurekaAlert.

A ideia dos investigadores é que estes sistemas de IA se tornem ferramentas úteis para médicos que, desta forma, podem “personalizar o tratamento e no final ter melhores resultados com os pacientes”.

Leia mais: Instagram vai bloquear hashtags que promovem desinformação contra vacinas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório