Procurar

Putin assinou lei para criar internet russa independente

A legislação entra em vigor em novembro. Ativistas temem que a internet russa envolva a criação de uma firewall para monitorizar e censurar o conteúdo.

Putin assinou lei para criar internet russa independente

© Reuters

Fábio Nunes
02/05/2019 18:07 ‧ há 6 anos por Fábio Nunes

Tech

Rede

O presidente Vladimir Putin assinou uma lei que vai permitir a criação de uma internet russa independente, que seja capaz de funcionar de forma separada do que acontece no resto do mundo, avança a agência RIA-Novosti.

A nova lei pretende proteger a Rússia das restrições online estrangeiras criando o que o Kremlin chama de uma internet local “sustentável, segura e totalmente funcional”. A legislação entra em vigor em novembro.

Segundo a RIA-Novosti, a lei sugere a criação de um centro de gestão e monitorização sob a supervisão da Roskomnadzor, a agência de telecomunicações russa, que vai ficar encarregue de assegurar um serviço de comunicações na Rússia em situações extraordinárias. Nessas situações terá o poder para cortar o tráfego externo na rede, o que vai criar uma internet puramente russa.

Esta intenção não agrada a ativistas russos, que receiam que uma internet independente envolva a criação de uma firewall para monitorizar e censurar o conteúdo que circula na rede, como sucede na China.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10