Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores encontraram forma de converter pensamentos em discurso

A investigação ainda prosseguirá com vista a melhorar o sistema existente.

Investigadores encontraram forma de converter pensamentos em discurso

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia diz ter criado um sistema que permite converter com sucesso ondas cerebrais em discurso oral, posicionando-se como uma potencial solução para quem sofre de algum tipo de paralisia ou que, por outros motivos não consiga falar.

“Este estudo demonstrou pela primeira vez que conseguimos gerar frases faladas com base na atividade cerebral. É uma prova de princípio entusiasmante que com tecnologia que já está ao nosso alcance, devemos conseguir construir um dispositivo que é clinicamente viável em pacientes que tenham perdido o discurso”, afirmou o principal autor do estudo, Edward Chang, de acordo com o CNet.

Na sua forma atual, o sistema criado pela equipa de investigadores ainda não está próxima de conseguir oferecer a capacidade de manter um discurso fluído e natural de uma conversa comum. Porém, os responsáveis estão entusiasmados com as perspetivas futuras. “Estamos com esperança que um dia as pessoas com deficiências de discurso sejam capazes de aprender a falar novamente com recurso a este trato vocal artificial controlado pelo cérebro”, declarou um dos responsáveis pela investigação, Josh Chartier.

Leia mais: Descobertos restos de explosão de estrela que ocorreu há dois mil anos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório