Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Reconstrução da Notre-Dame pode ter ajuda de… 'Assassin’s Creed’

Foi usada tecnologia de mapeamento 3D na criação da versão digital do monumento parisiense para ‘Assassin's Creed: Unity’.

Reconstrução da Notre-Dame pode ter ajuda de… 'Assassin’s Creed’

O incêndio que teve lugar esta segunda-feira, dia 15, na Catedral de Notre-Dame fez sérios danos à cobertura do monumento e, ainda que várias organizações e personalidades tenham vindo a público prometer milhões de euros para a reconstrução, fica a questão de como será possível restabelecer Notre-Dame à sua velha glória.

Pois bem, nota o LAD Bible que tecnologia de mapeamento 3D pode vir a ser útil nesta reconstrução uma vez que a mesma foi usada na criação de uma versão digital da Catedral de Notre-Dame para o jogo ‘Assassin's Creed: Unity’ lançado em 2014. A série da Ubisoft, conhecida por visitar períodos históricos distintos, recriou para este título uma versão digital de Paris com alguns dos principais monumentos da altura, incluindo a Notre-Dame.

Em entrevista para o The Verge, uma das artistas que trabalhou no jogo, Caroline Miousse, admitiu ter passado a maior parte dos dois anos que trabalhou no projeto a criar a Notre-Dame virtual. Miousse procurou recriar na perfeição a arquitetura gótica da catedral e “trabalhou com artistas de texturas para garantir que cada tijolo estava onde deveria estar”.

Por enquanto os especialista ainda estão a avaliar os danos sofridos pela estrutura da Notre-Dame de modo a criar um plano para a reconstrução mas, quando chegar esta altura, as recriações digitais da catedral como a de ‘Assassin's Creed: Unity’ podem revelar-se valiosas.

Leia mais: PlayStation 5 já é oficial. Venha conhecer os primeiros detalhes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório