Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

YouTube associou incêndio de Notre-Dame aos ataques de 11 de Setembro

Ironicamente, a funcionalidade automática da plataforma tem como objetivo combater desinformação.

YouTube associou incêndio de Notre-Dame aos ataques de 11 de Setembro
Notícias ao Minuto

08:43 - 16/04/19 por Miguel Patinha Dias

Tech França

O desastre que se abateu sobre a Catedral de Notre-Dame durante a tarde de segunda-feira, dia 15, foi visto e comentado por milhões de pessoas em todo o mundo através das redes sociais, entre elas o YouTube. Foi na plataforma de vídeos da Google que se instaurou alguma confusão devido a uma funcionalidade automática que, ironicamente, foi integrada para combater desinformação.

Enquanto assistiam aos esforços dos bombeiros em tentar mitigar o incêndio através do YouTube, os internautas viram a funcionalidade em questão a exibir painéis de informação sobre os ataques de 11 de Setembro. De notar que esta funcionalidade é ‘alimentada’ por um algoritmo, o qual, por algum motivo, terá considerado relevante relacionar os dois momentos.

Como nota o Business Insider, de momento não há qualquer indicação que o incêndio de Notre-Dame tenha tido origem terrorista, sendo compreensível o porquê de se ter lançado alguma confusão entre os utilizadores do YouTube.

“Estamos profundamente entristecidos pelo incêndio que deflagra na Catedral de Notre-Dame. No ano passado lançámos os painéis de informação com links para outras fontes como a Encyclopedia Britannica e a Wikipedia para assuntos relacionados com desinformação. Estes painéis são ativados pelo algoritmo e os nossos sistemas tomam por vezes a decisão errada. Estamos a desativar estes painéis para transmissões em direto relacionadas com o incêndio”, pode ler-se no comunicado partilhado por um representante do YouTube.

Leia mais: Realidade virtual mostra-lhe o interior da Notre-Dame antes de incêndio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório