'Autora' da imagem de buraco negro alvo de ataques sexistas

O colega Andrew Chael já saiu em defesa de Katie Bouman.

Notícia

© Twitter / @thisgreyspirit

Miguel Patinha Dias
15/04/2019 14:41 ‧ 15/04/2019 por Miguel Patinha Dias

Tech

Descoberta

A jovem cientista de 29 anos que tida como uma das contribuidoras pela primeira imagem de um buraco negro, Katie Bouman, está a ser alvo de ataques pela Internet. O motivo? Ter sido conotada como a principal autora pelo algoritmo usado na criação da imagem quando um colega teve alegadamente um contributo maior, Andrew Chael.

Mesmo que Bouman tenha apontado ser apenas uma entre os muitos investigadores responsáveis pelo algoritmo, os membros do Reddit e do Twitter procederam a analisar o código do algoritmo. Neste processo terá sido descoberto que Chael foi responsável por 850 mi das 900 linhas de código do algoritmo, apontando que Bouman terá tido mais atenção por ser do sexo feminino. Esta descoberta já foi, entretanto, desmentida pelo próprio Chael que (na sua conta de Twitter) diz não querer saber quantas linhas de código são da sua autoria.

Com os ataques a procurarem minimizar o contributo de Bouman para o algoritmo, Chael veio a público defender a colega no Twitter. “Algumas pessoas (espero que poucas) estão aparentemente a utilizar o facto de eu ser o programador principal numa plataforma de partilha de código (GitHub) para lançar ataques horríveis e sexistas à minha colega e amiga Katie Bouman. Parem,” escreve o investigador.

Em outra publicação no Twitter, Chael escreve ainda que “Katie teve um grande contributo para o software” e adianta estar “entusiasmado por a Katie estar a ser reconhecida pelo seu trabalhado e estar a inspirar as pessoas como um exemplo da liderança das mulheres na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática”.

Leia mais: Imagem de buraco negro é a "vitória do espírito humano e da técnica"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas