Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Priberam. Dez anos de vida online e 132 milhões de dúvidas esclarecidas

O dicionário online Priberam da Língua Portuguesa celebra na segunda-feira dez anos, tendo a plataforma divulgado hoje que atingiu em 2018 a fasquia das 132 milhões de consultas e acessos, a partir de 228 países ou territórios.

Priberam. Dez anos de vida online e 132 milhões de dúvidas esclarecidas
Notícias ao Minuto

20:42 - 29/03/19 por Lusa

Tech Internet

"Há dez anos, era difícil imaginarmos a importância que o nosso dicionário teria uma década depois. Hoje, a relevância do Dicionário Priberam é indesmentível e confirma a aposta que fizemos desde muito cedo nas plataformas digitais", referiu o diretor executivo (CEO) da Priberam, Carlos Amaral, num comunicado.

Em altura de balanços, a plataforma indica que, entre 2009 e 2019, o número de verbetes (informação contida em entrada de dicionário) aumentou 37% (de 97.513 para 133.459).

Já ao nível das consultas, a Priberam informa que, no ano passado, atingiu a fasquia de 132 milhões, feitas por 37 milhões de pessoas, o que representou "um aumento de 120% face ao ano do lançamento".

A Priberam também destaca que, nos últimos dez anos, o número de acessos, a partir de Portugal, mas também de todo o mundo, cresceu.

"A lista completa dos acessos inclui 228 países ou territórios e este foi um dos motivos pelos quais o Dicionário Priberam passou do domínio '.pt' para o domínio '.org'", indica a plataforma.

Uma das várias iniciativas lançadas pela Priberam ao longo dos últimos dez anos foi o Ano em Palavras, que, em dezembro, passa em revista os momentos mais marcantes do ano, não com votações, mas através das palavras efetivamente mais pesquisadas pelos utilizadores do dicionário.

O primeiro Ano em Palavras arrancou em 2016 e, nos últimos dois anos, a agência Lusa associou-se à iniciativa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório