Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Facebook baniu todas as formas de supremacia branca

A proibição passa a incluir também nacionalismo e separatismo branco.

Facebook baniu todas as formas de supremacia branca

O Facebook anunciou numa publicação e blogue que proibirá todas as formas de supremacia branca na sua rede social. Supremacia branca já havia sido banida na plataforma, com as regras a incluírem agora também nacionalismo e separatismo branco.

“Originalmente não aplicamos o mesmo raciocínio a expressões de nacionalismo e separatismo branco porque estávamos a pensar em conceitos mais abrangentes de nacionalismo e separatismo – coisas como orgulho Americano e separatismo Basco, que são parte importante da identidade das pessoas”, pode ler-se na publicação do Facebook. “É claro que estes conceitos estão profundamente ligados a grupos organizados de ódio e não têm qualquer lugar nos nossos serviços”.

Além de banir qualquer “exaltação, apoio e representação de nacionalismo e separatismo branco”, o Facebook redirecionará para sites e grupos de apoio qualquer pessoa que pesquise por termos relacionados. Como nota o The Verge, um desses grupos será o Life After Hate (Vide Depois do Ódio, em português), que oferece recursos educacionais e intervenções de apoio.

Mais do que um ato isolado, esta proibição do Facebook poderá levar outras plataformas a aplicarem a mesma medida. Redes sociais como o Twitter, YouTube e a Amazon podem assim sentir-se pressionadas a aplicarem a mesma regra a conteúdo de ódio, o que poderá colocar um fim ao avanço das ideologias de supremacia branca.

Leia mais: Facebook amplia proibição de conteúdos relacionados com supremacia branca

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório