Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Universidade de Macau desenvolverá rede 5G no território

A Companhia de Telecomunicações (CTM) anunciou hoje um lucro de 941 milhões de patacas (103 milhões de euros) em 2018 e assinou um protocolo com a Universidade de Macau para desenvolver a tecnologia 5G no território.

Universidade de Macau desenvolverá rede 5G no território
Notícias ao Minuto

11:01 - 27/03/19 por Lusa

Tech Telecomunicações

O responsável da CTM, Vandy Poon, e o reitor da Universidade de Macau, Song Yonghua, assinaram um acordo de colaboração na área da investigação e desenvolvimento da tecnologia 5G em Macau, a grande aposta da empresa no próximo ano.

Em conferência de imprensa, a empresa salientou que "2019 vai ser um ano importante para o desenvolvimento do 5G" e garantiu estar preparada para a construção da rede em Macau, de forma a contribuir para a criação de uma cidade inteligente.

Por outro lado, responsáveis da operadora de telecomunicações, como o seu diretor executivo, Vandy Poon, asseguraram que uma das prioridades da CTM passa pela sua participação no projeto da Grande Baía, o projeto de criação de uma metrópole mundial que junta Macau, Hong Kong e nove cidades da província chinesa de Guangdong.

Em causa está a possibilidade da CTM avançar para um 'mercado' de 70 milhões de habitantes e com um Produto Interno Bruto que ronda os 1,3 biliões de dólares, maior que o PIB da Austrália, Indonésia e México, países que integram o G20.

Com esta aposta, a CTM quer ajudar a "desenvolver Macau num centro mundial de turismo e lazer e numa plataforma de cooperação comercial entre a China e os países lusófonos", de forma a promover uma economia diversificada, segundo a própria empresa.

Em 19 de setembro do ano passado, a CTM tinha inaugurado em Hong Kong o primeiro centro de dados fora do território, um investimento focado na expansão da empresa e no reforço dos projetos da Grande Baía e Macau Digital.

"O que torna especial este projeto é que somos os primeiros a ser aprovados pelo Governo [de Macau]" e pelo Gabinete de Proteção de Dados fora do território, sublinhou então Vandy Poon à Lusa.

O reforço da segurança no 'backup' de dados e na capacidade de recuperação dos mesmos, devido à redundância de uma rede que funciona em dois locais diferentes, em Macau e, agora, em Hong Kong foi apresentado com "uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas", algo que o risco associado a fenómenos como os tufões Hato e Mangkhuto veio salientar, enfatizou o responsável da CTM.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório