Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cosgrave: "Estou muito triste por saber que João Vasconcelos morreu"

O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, lamentou hoje a morte do ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos, que faleceu esta madrugada, considerando tratar-se de um governante "verdadeiramente apaixonado" pelas 'startups' e Portugal.

Cosgrave: "Estou muito triste por saber que João Vasconcelos morreu"
Notícias ao Minuto

17:42 - 26/03/19 por Lusa

Tech Web Summit

Nascido em Leiria, em setembro de 1975, João Vasconcelos, que integrou o executivo de António Costa entre 2015 e 2017, foi um dos principais promotores da continuação da Web Summit, considerada a maior cimeira de tecnologias e empreendedorismo, em solo português.

"Estou muito triste por saber que João Vasconcelos morreu", disse Paddy Cosgrave, na conta da rede social Twitter, acrescentando que "como governante era verdadeiramente apaixonado pelas 'startups' e Portugal".

"Ele fez tanto para promover as 'startups' portugueses a nível mundial, vamos todos sentir saudades", rematou o irlandês.

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, era o 'homem das startups', que considerava que estas teriam grande impacto na reabilitação urbana e tinha como 'hobby' o restauro de automóveis antigos.

Atualmente, era colaborador da consultora financeira Clearwater International como 'senior adviser' para a área das 'startups' e empresas de tecnologias de informação.

Militante socialista, João Vasconcelos saiu do Governo em julho de 2017, depois de ter sido constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava o "pagamento pela Galp Energia S. A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016", o qual seria arquivado.

Diretor executivo da Startup Lisboa - Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Em abril de 2016, em entrevista à agência Lusa, João Vasconcelos antecipava que as 'startups' iriam ter um impacto enorme na reabilitação urbana.

"As 'startups' e este tipo de empreendedorismo vão ter um impacto enorme na reabilitação urbana. Essa vai ser a primeira perceção", disse, na altura, o antigo diretor da incubadora Startup Lisboa, considerando que estas empresas estão cada vez mais a reutilizar os edifícios e não querem ir para parques novos.

Sobre a WebSummit, João Vasconcelos considerou que desde o anúncio da vinda do evento para Portugal "tudo mudou radicalmente".

"Vai mesmo haver um antes e um depois. É provavelmente a melhor oportunidade que Portugal tem desde a Expo98 para se mostrar como um país sofisticado, cosmopolita e um país que quer fazer parte desta nova economia", afirmou, em 2016.

Foi ainda adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 e 2011.

Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório