Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Google multada novamente. Desta vez foram 1,49 mil milhões de euros

A decisão foi anunciada pela comissária para a Concorrência da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.

Google multada novamente. Desta vez foram 1,49 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

11:29 - 20/03/19 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Europa

A comissária Europeia para a Concorrência, anunciou através da sua página no Twitter uma nova multa à Google, desta vez de 1,49 mil milhões de euros. Esta é a terceira multa aplicada pela Comissão Europeia à tecnológica de Mountain View, a qual é novamente justificada por práticas anti-competitivas.

Diz Vestager que a multa foi aplicada por “práticas ilegais nos anúncios em pesquisas para cimentar a posição dominante”. Significa isto que a Google terá impedido empresas concorrentes de usar a sua ferramenta de anúncios AdSense.

"A má conduta durou mais de 10 anos e impediu outras empresas de concorrerem por seu mérito, impedindo ainda o mercado de inovar e os consumidores de beneficiar da concorrência", adiantou Margrethe Vestager, lamentando os obstáculos criados a "escolhas livres" e ao surgimento "de melhores ofertas".

O valor desta multa - de 1,49 mil milhões de euros - corresponde a 1,29% do volume de negócios da Google em 2018 e tem por base o cálculo das receitas arrecadadas com intermediação de publicidade 'online' durante o período em causa e a gravidade da situação.

Como recorda o The Next Web, anteriormente a Google foi multada em 3,34 mil milhões de euros por aplicar restrições no sistema operativo Android e uma segunda vez em 2,4 mil milhões de euros por despromover serviços concorrentes de comércio online nos resultados de pesquisa.

"Sempre concordámos que mercados saudáveis e vibrantes são do interesse de todos. Já fizemos amplas alterações aos nossos produtos de modo a responder às preocupações da Comissão Europeia", afirma numa reação enviada à agência Lusa o vice-presidente sénior de Assuntos Globais da Google, Kent Walker.

Reagindo à multa de Bruxelas, o responsável garante que, "ao longo dos próximos meses", a Google vai "fazer mais atualizações para proporcionar maior visibilidade aos concorrentes na Europa".

[Notícia atualizada às 13h18]

Leia mais: A Google vai dar-lhe mais liberdade nos smartphones Android

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório