Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Massacre da Nova Zelândia foi transmitido no Facebook. Vídeo foi apagado

O ataque foi amplamente comentado na Internet antes que as tecnológicas responsáveis pelas plataformas pudessem reagir.

Massacre da Nova Zelândia foi transmitido no Facebook. Vídeo foi apagado
Notícias ao Minuto

10:52 - 15/03/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Live

O Facebook confirmou que apagou o vídeo do ataque terrotista a duas mesquitas de Christchurch, Nova Zelândia. Diz o Insider que o vídeo foi filmado pelo próprio autor durante o ataque, mostrando-o a carregar uma ‘shotgun’ e a entrar na mesquita antes de começar a abrir fogo.

“Os nossos corações estão com as vítimas, as famílias e a comunidade afetada com este ato horrendo”, pode ler-se no comunicado enviado pela diretor de política da Austrália e Nova Zelândia, Mia Garlick.

“A polícia da Nova Zelândia alertou-nos sobre o vídeo no Facebook pouco depois de a transmissão ter começado e removemos o vídeo assim como as contas de Facebook e Instagram”, continua o comentário. “Também estamos a remover quaisquer elogios e apoio ao crime e ao atirador ou atiradores assim que estivermos ao corrente. Continuaremos a trabalhar diretamente com a polícia da Nova Zelândia à medida que a resposta e investigação continuam”.

A transmissão do ataque – que fez tem 49 mortos confirmados e dezenas de feridos – pode ter sido feita no Facebook mas, como nota o jornalista Drew Harwell do Washington Post na sua conta de Twitter, representa um sinal claro do trabalho que as grandes tecnológicas ainda têm que fazer ma monitorização e moderação de conteúdo nas suas plataformas.

“O massacre na Nova Zelândia foi transmitido ao vivo no Facebook, anunciado no 8chan, partilhado no YouTube, comentado no Reddit e mostrado em todo o mundo antes que as empresas tecnológicas pudessem sequer reagir”, lê-se no ‘tweet’ de Harwell abaixo.

Leia mais: O que se sabe sobre o atirador australiano da mesquita na Nova Zelândia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório