Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

'Days Gone'. Mais um exclusivo promissor para a PlayStation 4

Tivemos oportunidade de experimentar uma pequena parte do cenário pós-apocalíptico proposto pela Bend Studio.

'Days Gone'. Mais um exclusivo promissor para a PlayStation 4

A Sony já habituou os jogadores das suas consolas a exclusivos de qualidade, afinal, basta olhar para o catálogo da PlayStation 4 para perceber que todos os anos foram apresentados títulos que, até hoje, são considerados entre os melhores da plataforma.

‘Bloodborne’, ‘Uncharted 4: A Thief’s End’, ‘Horizon Zero Dawn’, ‘The Last Guardian’, ‘God of War’ e ‘Marvel’s Spider-Man’ são alguns dos títulos que contamos entre o portfólio da PlayStation 4, com ‘Days Gone’ a ser um candidato a um lugar neste panteão.

O Tech ao Minuto teve esta semana a oportunidade de jogar a cerca de uma hora do jogo desenvolvido pela Bend Studio e, pelo que pudemos constatar, há bons motivos para os jogadores da PlayStation 4 ficarem entusiasmados. De notar todavia, que ficaram algumas questões por responder.

Ainda que não tenha sido possível ter uma ideia total do que nos espera, ficámos agradados com a direção que o enredo parece tomar. A relação entre o protagonista motoqueiro Deacon St. John e a esposa Sarah parece ser especialmente importante, assumindo-se como uma potencial força-motriz no decorrer da narrativa.

É aqui que ‘Days Gone’ terá de ir buscar um dos seus maiores argumentos dado que, de contrário, poderá passar por mais um jogo de mundo aberto em cenário pós-apocalíptico. Sim, o cenário de floresta e montanhoso a que tivemos acesso tem vida – enaltecida ainda mais pelo belo 4K HDR da PS4 Pro – mas os zombies (conhecidos como Freakers), estações de serviço abandonadas e seres humanos malfeitores pode ser repetitiva para alguns jogadores.

Esta temática comum não impede no entanto que a equipa da Bend Studio não procure aplicar a sua interpretação em ‘Days Gone’. O jogo tem uma forte componente de exploração, recolha de materiais e fabrico de itens/armas, um processo necessário mas que é ‘desencorajado’ pelas dezenas de zombies que circulam pelas áreas de jogo.

Gostava de se abastecer de materiais necessários que podem vir a facilitar-lhe a vida, mas tem de se infiltrar numa zona recheada de zombies que podem gastar-lhe todas as munições e itens de cura? Pode atrair as atenções para uma área e dar conta dos inimigos sorrateiramente. É um processo mais moroso mas, em alternativa, pode lançar uma granada e ver os corpos voar num caos descontrolado. Todavia, desta forma chamará desnecessariamente as atenções. São este tipo de decisões que tomam a base de ‘Days Gone’ e que lhe confere o brilho que será necessário para se evidenciar no panorama atual de videojogos

Há algo a temer?

A direção de jogabilidade de ‘Days Gone’ parece certeira mas há certos pormenores que lhe podem vir a custar a paciência dos jogadores. Enquanto o combate corpo a corpo foi desenvolvido para lidar com vários inimigos em simultâneo, os tiroteios podem revelar-se frustrantes. Além de inimigos (humanos, não zombies) que parecem ‘esponjas’ de balas – o que é exasperante num jogo em que as munições são escassas – a mira parece demasiado instável e ideal para desperdiçar uma quantidade generosa de munições.

Sendo Deacon St John um motoqueiro é praticamente garantido que a respetiva mota será uma parte central da experiência de ‘Days Gone’. Tivemos pouco contacto com este departamento de jogabilidade mas, no que foi possível experimentar, a velocidade deixou um pouco a desejar. É garantido que a mota poderá ser melhorada ao longo do jogo mas ficaram algumas dúvidas por tirar sobre estes segmentos.

A versão de ‘Days Gone’ a que tivemos acesso foi muito provavelmente produzida há alguns meses atrás, com os produtores da Bend Studios a terem muito provavelmente corrigido ou reformulado grande parte destas questões.

No horizonte

De notar que tudo o que anunciamos atrás não são preocupações mas sim apontamentos. Dado o historial da Sony com os exclusivos da PlayStation 4 – basta voltar a olhar para os títulos que enumeramos no início do texto – não temos dúvida que ‘Days Gone’ se assumirá como um dos grandes títulos do ano na consola.

Dado tudo o que vimos, só conseguimos ficar entusiasmados com aquilo que a Bend Studio e a PlayStation têm para apresentar quando ‘Days Gone’ chegar às lojas no dia 26 de abril.

Leia mais: Metro Exodus: Uma travessia de comboio para não esquecer

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório