Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

O grande smartphone de 2019? Conheça o Galaxy S10 da Samsung

Conheça a principal aposta da Samsung para continuar a ter as atenções dos aficionados por dispositivos móveis.

Como havia prometido, a Samsung apresentou esta quarta-feira, dia 20, o Galaxy S10 ou, mais precisamente, os três smartphones que compõem a sua nova série de topos de gama. Os rumores foram mais que muitos e graças eles conseguimos descortinar pouco a pouco o que a Samsung teria reservado. Ainda assim, a revelação oficial concretizou-se hoje, dia 20, e temos todos os detalhes.

Tal como os rumores haviam indicado, a Samsung lançará o Galaxy S10e, o Galaxy S10 e o Galaxy S10+, dispositivo com desempenhos muito semelhantes mas que deverão ser considerados de formas diferentes. A grande diferença entre os elementos deste trio está sobretudo nas câmaras, não só traseiras como frontais.

Os três dispositivos têm ecrãs AMOLED, ainda que com tamanhos diferentes. O Galaxy S10e terá um ecrã de 5.8 polegadas, o Galaxy S10 fica-se pelas 6.1 polegadas e o Galaxy S10+ vai até às 6.4 polegadas. O ecrã tem sido um dos pontos fortes dos smartphones da Samsung, sendo que desta feita ocupam a face frontal quase por inteiro, salvo pelo canto superior direito que tem uma pequena área reservada para a câmara frontal.

Enquanto no Galaxy S10e e no Galaxy S10 a câmara frontal tem apenas um sensor, o Galaxy S10+ faz acompanhar-se por dois sensores frontais, o que deverá contribuir para selfies mais detalhadas e com mais efeitos do que acontece nos outros dois modelos. A tão falada câmara tripla também marca presença, sendo que só o Galaxy S10 e o Galaxy S10+ se fazem acompanhar dela. O Galaxy S10e tem de se contentar com uma câmara dupla.

Os três dispositivos incluem no interior processadores topo de gama Snapdragon 855 ou o Exynos 9820 da própria Samsung (em determinados territórios), pelo que se adivinha um desempenho de topo ao que vem habituar esta linha de produto da Samsung. Estes processadores incluem uma unidade de processamento neural (NPU), a qual lidará com tarefas de Inteligência Artificial (IA) destinadas a um desempenho mais fluído e, claro, melhorar a qualidade das fotografias.

A já mencionada câmara tripla será, por exemplo, capaz de aumentar a área de captura de imagem em fotografias panorama e dar dicas para focar o objeto de fotografia da melhor forma possível. O suporte para HDR10+ permite também captar vídeo nestas condições, ou seja, mais dinâmicos e mais coloridos do que em outros smartphones.

Com fotografias e vídeos de mais qualidade, é certo que deverá querer atualizar as suas redes sociais tanto quanto possível, o que levou a Samsung a colaborar com a Adobe para otimizar a sua app Premiere Rush para o Galaxy S10 de modo a facilitar ao máximo a edição de fotografias/vídeos. Esta postura colaborativa da Samsung estendeu-se ao Instagram, Snapchar e Line de forma a otimizar a experiência de partilha nas redes sociais.

No que diz respeito a desempenho, o Galaxy S10 tem um poder de processamento 29% superior e graficamente 39% mais poderoso que o Galaxy S9, contando com um armazenamento interno de 1TB que, em conjunto com um cartão microSD, pode elevar o armazenamento até 1.5TB.

A bateria também foi alvo de revisão e no Galaxy S10+ foi incluída uma bateria de 4,100mAh, que é mais eficiente que nunca graças a IA que gere as aplicações de modo a poupar bateria. Ainda no que diz respeito a bateria, a Samsung integrou no Galaxy S10 a capacidade de usar o smartphone para carregar outros smartphones com carregamento sem fios. Promete ser útil para ajudar os seus amigos a não ficarem sem energia.

No que diz respeito à data de lançamento, os novos smartphones chegarão a 8 de março e os preços das versões base serão 749 dólares para o Galaxy S10e, 899 dólares para o Galaxy S10 e 999 dólares para o Galaxy S10+. Entretanto os preços deste dispositivos em Portugal já foram revelados.

Só mais uma coisa...

A Samsung não se deixou ficar por aqui e revelou o Galaxy S10 5G que, tal como o nome indica, permitirá aos utilizadores desfrutarem de ligações 5G. O Galaxy S10 5G permitirá aos utilizadores desfrutar de vídeos e jogos em streaming com velocidades inéditas, com um ecrã e baterias maiores que o Galaxy S10+.

O Galaxy S10 5G também representa uma maior aposta na câmara fotográfica traseira que, neste dispositivo, terá direito a quatro sensores que permitirá aos utilizadores aplicar efeito de profundidade em vídeos em tempo real.

Leia mais: Veja a evolução dos smartphones da Samsung

[Notícia atualizada às 20:39]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório