Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Facebook negoceia multa que pode atingir 1,8 mil milhões de euros

A Facebook está a negociar com o regulador norte-americano do comércio (FTC, na sigla em inglês) o montante de uma multa que pode atingir os dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros).

Facebook negoceia multa que pode atingir 1,8 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

06:57 - 16/02/19 por Lusa

Tech FTC

Segundo as edições de sexta-feira do Washington Post e do New York Times (NYT), a FTC e a Facebook estão a negociar o montante de um acordo amigável, que permitiria à empresa evitar um processo judicial.

O NYT especificou que a multa prevista é de 41 mil dólares, mas que a FTC pode multiplicá-la pelo número total de utilizadores envolvidos.

Já o Washington Post avançou que as duas partes poderiam acordar nos dois mil milhões de dólares.

Em causa está o incumprimento pela Facebook dos compromissos que assumiu em termos de proteção de dados pessoais.

No fim de março de 2018, a FTC informou que ia investigar a proteção destes dados pela Facebook, no seguimento do escândalo planetário Cambridge Analytica.

A FTC pretendia averiguar se a Facebook tinha infringido o acordo que assinou em 2011, que então lhe tinha permitido evitar ser interpelada em justiça.

A Facebook era acusada de ter enganado os seus utilizadores, ao dizer-lhes que as suas informações pessoais permaneciam confidenciais, quando na realidade eram divulgadas a terceiros. O grupo das redes sociais comprometeu-se então a notificar os seus utilizadores se divulgasse as suas informações. A violação deste tipo de compromisso é passível de uma multa muito pesada.

Ora a Facebook, que conta hoje 2,3 mil milhões de utilizadores no mundo, está sujeita a um forte criticismo depois da descoberta em 2018 da fuga de informações relativas a dezenas de milhões de utilizadores, a pedido da Cambridge Analytica (CA), empresa britânica de análise de dados.

A confirmar-se vai ser a maior multa de todas as já aplicadas pela FTC. Até agora, foi a Google que teve a multa mais pesada, de 22,5 milhões de dólares, por ter desrespeitado os seus compromissos relativos à proteção de dados.

Interrogada pela AFP, fonte da Facebook recusou comentar, mas adiantou que a empresa "coopera com as autoridades norte-americanas, britânicas e outras", como tem repetido desde a revelação do escândalo Cambridge Analytica.

A empresa britânica trabalhou para a campanha eleitoral de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório