Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Nova tecnologia promete energia das ondas mais barata e mais fácil

Uma nova tecnologia de aproveitamento da energia das ondas que está a ser desenvolvida pela universidade de Edimburgo, na Escócia, poderá fornecer eletricidade a baixo custo a milhares de habitações, foi esta terça-feira divulgado.

Nova tecnologia promete energia das ondas mais barata e mais fácil

O dispositivo é mais barato do que as tecnologias convencionais de aproveitamento da energia das ondas, tem menos partes móveis e é feito de materiais duráveis. Foi desenhado para ser incorporado nos sistemas existentes de energia oceânica.

Segundo um estudo publicado na revista científica 'Proceedings of the Royal Society A', experiências feitas num simulador oceânico mostraram que um dispositivo de tamanho real poderá gerar o equivalente a 500 KW, o suficiente para cerca de 100 residências.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto dizem que a nova tecnologia pode ser usada em estruturas de baixo custo e ser facilmente mantidas no mar durante décadas,

O dispositivo, a que os engenheiros responsáveis da Universidade de Edimburgo, em pareceria com universidades italianas (Trento e Bolonha e Escola Superior de Sant'Ana, em Pisa), deram o nome de 'Gerador de Elastómero Dielétrico', usa membranas flexíveis de borracha.

Projetado para ser colocado sobre um tubo vertical no mar que enche parcialmente de água, a subida e descida da água com o movimento das ondas faz inflar de desinflar o dispositivo, que irá gerar energia, transportada depois por cabos submarinos.

O sistema, dizem os responsáveis, pode substituir projetos convencionais com turbinas de ar complexas e peças móveis caras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório