Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Algumas apps para iPhone estão a espiar utilizadores, alerta investigação

Tudo se deve a uma empresa que consegue gravar a interação do utilizador com o ecrã do smartphone captando, por exemplo, palavras-passe.

Algumas apps para iPhone estão a espiar utilizadores, alerta investigação

Uma investigação lançada pelo TechCrunch revela que algumas apps para iPhone – entre as quais a Air Canada, a Expedia e a Abercrombie & Fitch – são capazes de gravar o ecrã dos smartphone, espiando assim o comportamento dos utilizadores sem que estes tenham conhecimento.

Tudo se deve a uma empresa de analítica de nome Glassbox, que dispõe da tecnologia que permite gravar o ecrã dos iPhones. Desta forma, é possível reunir dados como palavras-passe e até informação de cartão de crédito sem o conhecimento dos utilizadores.

Confrontadas pela investigação, as empresas responsáveis pelas apps responderam que o uso desta prática tinha como objetivo melhorar a experiência de utilizador, não fazendo qualquer menção de que usam informação sensível dos utilizadores. Em sua defesa, a Glassbox indica que não tem acesso à parte do ecrã relativo ao teclado, afirmando efetivamente que não tem acesso a informação sensível.

Leia mais: O WhatsApp será mais seguro nos iPhones

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório