Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido pode vir a banir a Huawei

A fabricante chinesa pode vir a ser impedida de trabalhar com as redes móveis do país.

Reino Unido pode vir a banir a Huawei

Conta a Sky News que a Huawei pode vir a ser impedida de trabalhar com as redes móveis do Reino Unido, com o governo britânico a estar atualmente a conduzir uma investigação para avaliar se a fabricante chinesa usa a sua tecnologia para levar a cabo atividades de espionagem.

A investigação deverá obter resultados em março mas, caso o governo britânico os considere demasiados sensíveis, estes poderão não ser revelados publicamente. “Na minha opinião a coisa certa a fazer é olhar para os fornecedores das operadoras de telecomunicações para garantir que temos confiança que os nossos interesses de segurança são satisfeitos tal como as nossas exigências de tecnologia eficiente e eficaz”, afirmou Jeremy Wright, secretário de estado para o Digital, Cultura, Media e Desporto.

As suspeitas de espionagem que pairam sob a Huawei têm sido levantadas por vários países – como os EUA – e incidem sobretudo nas ligações de executivos da empresa ao governo da China liderado por Xi Jinping. De acordo com estas suspeitas, a Huawei disponibiliza ‘portas de traseiras’ nas suas tecnologias que podem ser acedidas por oficiais chineses de modo a retirar informação sobre cidadãos de outros estados.

Leia mais: Como será o smartphone dobrável da Huawei? 'Concept' pode dar uma ideia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório