Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Astrónomos descobrem galáxia anã quase tão velha quanto o Universo

Astrónomos descobriram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, uma galáxia anã e isolada quase tão velha como o Universo, à qual deram a idade de cerca de 13 mil milhões de anos, divulgou hoje a Agência Espacial Europeia.

Astrónomos descobrem galáxia anã quase tão velha quanto o Universo
Notícias ao Minuto

18:47 - 31/01/19 por Lusa

Tech Espaço

A galáxia, batizada com o nome de Bedin 1, está a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e pertence ao grupo de galáxias anãs esféricas, que se caracterizam pelo seu pequeno tamanho, pouca luminosidade, falta de poeira e por populações de estrelas velhas.

Apesar de as galáxias anãs esféricas serem comuns, tendo já sido identificadas 22 em redor da Via Láctea, a Bedin 1 tem a singularidade de estar muito isolada: está a dois milhões de anos-luz da galáxia mais próxima, e possivelmente sua 'hospedeira', a 'NGC 6744'.

Provavelmente, a 'Bedin 1' será "a galáxia anã mais isolada que foi descoberta até à data", refere um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), que opera o telescópio Hubble em parceria com a agência espacial norte-americana NASA.

A partir das propriedades das estrelas da Bedin 1, uma equipa internacional de astrónomos inferiu que a galáxia tem perto de 13 mil milhões de anos (o Universo tem uma idade estimada em 13,8 mil milhões de anos).

Por estar isolada, o que a impede de interagir com outras galáxias, e por ser tão velha, a Bedin 1 é considerada um "fóssil vivo" do Universo primitivo.

Os resultados da descoberta foram publicados na revista sobre astronomia e astrofísica Monthly Notices of Royal Astronomical Society.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório