Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Apanhados. Colaboradores do Facebook avaliaram a própria coluna na Amazon

As colunas caseiras Portal e Portal+ foram lançadas no mercado há cerca de dois meses.

Apanhados. Colaboradores do Facebook avaliaram a própria coluna na Amazon
Notícias ao Minuto

23:05 - 18/01/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Portal

O Facebook decidiu lançar no mercado, no final do ano passado, as suas colunas caseiras, a Portal e a Portal+.

As colunas em questão foram recebidas com alguma ‘contenção’ por parte dos consumidores, naquilo que muitos encaram como uma desconfiança em relação ao Facebook resultante das várias polémicas em que a empresa se viu envolvida em 2018.

Terá sido para tentar contrariar esta má opinião em relação aos produtos do Facebook que pelo menos três colaboradores da tecnológica deixaram avaliações de cinco estrelas na Amazon na página dedicada à coluna Portal. As avaliações foram descobertas pelo jornalista de tecnologia do New York Times, Kevin Roose, que expôs a situação na sua página de Twitter.

“Falando de comportamento coordenado inautêntico, quais são as hipóteses de que estas avaliadores de cinco estrelas à Facebook Portal na Amazon tenham os mesmos nomes que colaboradores do Facebook?”, questiona (retoricamente) Roose na publicação abaixo.

Ainda que as avaliações sejam verificadas pela Amazon – o que indica que os alegados colaboradores do Facebook compraram de facto cada um uma unidade da Portal – esta prática de avaliar os produtos da própria empresa vai contra a política da Amazon. Além disso, nota Roose que “não é exatamente um indicador de confiança”.

Em reação às avaliações deixadas pelos próprios colaboradores, o vice-presidente da área de Realidade Virtual e Aumentada no Facebook, Andrew 'Boz' Bosworth, rejeitou no Twitter que tenha sido essa a indicação da empresa.

"Não foi nem coordenada nem direcionada pela empresa. De uma publicação interna no lançamento [da coluna Portal]: "Nós, inequivocamente, NÃO queremos que os colaboradores do Facebook deixem avaliações aos produtos que vendemos na Amazon". Vamos pedir-lhes para as remover", pode ler-se no 'tweet' abaixo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório