Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

IBM quer levar os computadores quânticos para o mundo real

A tecnológica aproveitou a edição deste ano do CES para fazer o anúncio.

IBM quer levar os computadores quânticos para o mundo real

A IBM aproveitou a edição deste ano do CES para revelar que tem um “sistema de computação quântica” pronto para ser lançado no mercado, pretendendo “disponibilizar para a IBM Q Network um dispositivo com [um processador] 50-qubits no final do ano”.

O sistema em questão – de nome IBM Q System One – representa uma esperança para resolver alguns dos maiores problemas atuais para investigadores.

“Os sistemas IBM Q são criados para lidar com problemas que atualmente são vistos como demasiado complexos e exponenciais para que os sistemas clássicos consigam lidar com eles. Futuras aplicações da computação quântica podem incluir encontrar novas formas de modelar dados financeiros e isolar fatores-chave de risco global para fazer melhores investimentos ou encontrar o melhor caminho em sistemas globais para logísticas ultra-eficientes e otimizar operações de frota para entregas”, pode ler-se no comunicado enviado pela IBM ao Mashable.

Ainda que não haja propriamente uma data de lançamento para um computador quântico, é bom saber que a IBM continua a desenvolver este projeto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório