Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

As mais lidas de Tech num ano tingido pelo escândalo de um 'gigante'

Olhámos para as notícias mais lidas de 2018 para perceber quais foram os temas que dominaram as conversas do mundo tecnológico

Notícias ao Minuto

17:30 - 31/12/18 por Miguel Patinha Dias

Tech 2018 em revista

Com o encerrar de 2018 chega a ocasião perfeita para fazer um balanço deste ano que passou. Por isso mesmo, olhámos para trás para tentar perceber quais foram os principais acontecimentos, notícias e temas que marcaram os nossos leitores. Na galeria acima – organizada de janeiro até dezembro – poderá ficar a saber quais foram as notícias mais lidas de Tech em 2018.

O escândalo da Cambridge Analytica acabou por colocar o Facebook – e em especial o fundador e CEO Mark Zuckerberg – no centro das conversas em 2018. A polémica ‘rebentou’ em março e até levou Zuckerberg ao Congresso dos EUA, mas o tema continuou a marcar o resto do ano.

Foi também em 2018 que continuámos a assistir a uma crescente relevância de personalidades na Internet. Os youtubers foram um assunto constante desde janeiro – com o polémico Logan Paul – até à defesa de jogos online, em especial ‘Fortnite’, da parte do já extremamente mediático ‘Ninja’.

Não houve falta de temas relevantes e de grande interesse em 2018, pelo que convidamos os leitores a embarcarem numa pequena viagem quer na galeria acima, quer no texto abaixo. Ainda abaixo poderá aceder facilmente às ligações para as notícias mais lindas/relevantes do ano.

Janeiro

Apple substituirá baterias de iPhone... mesmo que estejam boas

A Apple entrou em 2018 a criar um programa de substituição de baterias. Esta foi a resposta encontrada pela empresa para lidar com a polémica que rebentou no final de 2017, quando se descobriu que o desempenho de iPhones antigos era limitado devido à idade das baterias.

Logan Paul anunciou afastamento do Youtube

O impacto da viagem de Logan Paul à floresta Aokigahara sentiu-se ao longo de todo o ano 2018. O youtuber, que vinha a gozar de uma ascensão meteórica, viu-se no centro de uma polémica que afastou anunciantes, patrocinadores e fez com que o YouTube enquanto plataforma também fosse inundado por críticas.

Fevereiro

A Super Lua Azul de Sangue não desapontou. Vale a pena ver

Três eventos lunares ‘combinaram-se’ para criar uma noite verdadeiramente especial. A Super Lua Azul de Sangue foi um evento único em todo o mundo e vale a pena recordar as imagens que daí resultaram.

'Morte' do Snapchat pode ter sido assinada por... Kylie Jenner

A adoção de Stories pelo Instagram fez com que o Snapchat entrasse numa espiral descendente. A aplicação que outrora foi vista como a preferida dos mais jovens caiu em desuso e nem Kylie Jenner, um dos maiores nomes da cultura ‘pop’ atual, deixou de reparar nisso.

Notícias ao Minuto© Reuters

Março

Os cinco avisos de Stephen Hawking que não devem ser esquecidos

A morte de Stephen Hawking foi um momento incontornável de 2018. Mesmo que já não esteja entre nós, o físico britânico continua a ter palavras inspiradoras e avisos relevantes para as próximas décadas.

Se não quiser eliminar o Facebook, estes são os passos para o proteger

O Facebook foi este ano abalado pelo escândalo da Cambridge Analytica, empresa que foi denunciada por um ex-colaborador de ter usado indevidamente dados de utilizadores da rede social. A controvérsia foi tanta que fez com que milhões de pessoas em todo o mundo saíssem do Facebook.

Abril

O que estava escrito na cábula que Zuckerberg levou para o Congresso

Ainda sobre o caso Cambridge Analytica, Mark Zuckerberg foi ouvido no Congresso dos EUA e questionado sobre as proteções que o Facebook emprega para manter a privacidade dos utilizadores. Numa fotografia tirada aos apontamentos de Zuckerberg fica claro que a preparação foi feita à altura da ocasião.

Netflix confirma continuação de 'La Casa de Papel'

A primeira metade de 2018 foi tomada de ‘assalto’ pela série espanhola ‘La Casa de Papel’. O sucesso foi tanto que a Netflix quis garantir tão rápido quanto possível uma terceira temporada, com data de estreia prevista para 2019.

Notícias ao Minuto© Netflix

Maio

"Não compre um carro elétrico, vai arruiná-lo financeiramente"

Uma investigação revelou que os vendedores de carros de alguns stands em países nórdicos tentaram desmotivar clientes a comprar carros elétricos. Ficou assim claro que os vendedores são mais uma barreira à chegada de carros elétricos a um público mais abrangente.

Já chegou a tão esperada opção do WhatsApp… mas terá de ter sorte

A app de mensagens mais popular em todo o mundo continuou a ser melhorada em 2018, conquistando ainda mais opções à medida que ‘engordou’ a nível de novas funcionalidades.

Junho

Tempestade de Marte já cobre todo o planeta

Uma ‘mega tempestade’ que cobriu toda a superfície de Marte obrigou a NASA a colocar os seus dois rovers no ‘Planeta Vermelho’ em modo de hibernação. A tempestade durou várias semanas e os danos feitos aos rovers ainda estão por calcular.

Os jovens estão a abandonar o Facebook. Conheça as três alternativas

O escândalo da Cambridge Analytica não foi inteiramente responsável pela perda de utilizadores do Facebook. O mais cativante Instagram, por exemplo, também tem conquistado cada vez mais internautas, sobretudo os mais jovens que se têm rendido às Stories.

Notícias ao Minuto© DesignBoom

Julho

Microlino, o carro elétrico que está prestes a 'invadir' a Europa

A necessidade de formas alternativas de transporte nas grandes cidades tem dominado grande parte das conversas do mundo tecnológico em 2018. Propostas como este pequeno carro elétrico – cuja chegada está prevista para 2019 – acabam por se tornar algumas das mais populares.

Hoje é dia do Eclipse da Lua mais longo do Século. Próximo só em 2100

Outro evento lunar que acabou por andar nas bocas do mundo. O eclipse lunar total dominou as atenções dos aficionados pela observação dos astros e foi visto por milhares de pessoas.

Agosto

Sonda da NASA encontra 'parede' nos limites do Sistema Solar

Depois de passar por Plutão, continua a viagem da sonda New Horizons pela orla do Sistema Solar. Em agosto a sonda entrou numa nova fase ao aproximar-se do espaço interestelar e aos limites do que já foi explorado.

Dorme com o telemóvel à cabeceira? Conheça os riscos (e como os evitar)

Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas através dos smartphones nunca é demais alertar para os riscos de uma má utilização da tecnologia. Parte desse processo passa por conhecer os riscos e saber o que está em ‘jogo’.

Notícias ao Minuto© Reuters

Setembro

É hora da despedida. Há quatro iPhones que vão ser descontinuados

Com o anúncio do iPhone Xs, Xs Max e Xr é também altura de dizer ‘adeus’ aos modelos mais antigos. O anúncio da Apple dos novos modelos tornou-se ainda mais agridoce depois de ficarmos a saber que um dos modelos mais populares do smartphone também seria descontinuado.

Mulher percorreu Austrália inteira com um carro elétrico

Apesar do mediatismo, os carros elétricos continuam a estar envoltos em muitos mitos. Um deles é relativo à autonomia, com alguns críticos a apontarem para a ansiedade que é a necessidade de carregar os carros com frequência. A história que lhe apresentamos aqui serve como resposta.

Outubro

O WhatsApp que conhece vai deixar de existir

Com os dois fundadores da app fora da empresa, o Facebook parece estar finalmente pronto para arrancar com uma estratégia de monetização para o WhatsApp em 2019. O objetivo deverá levar a que comece a aparecer publicidade na app de mensagens.

O Facebook foi atacado. Eis como saber se a sua conta foi afetada

Como se não bastasse a controvérsia da Cambridge Analytica, o Facebook teve ainda de lidar com um ataque que resultou na obtenção indevida de dados pertencentes a 29 milhões de pessoas. O caso fez regressar as vozes de críticos à alegada negligência de Zuckerberg e respetiva equipa face à segurança dos utilizadores.

Notícias ao Minuto© Facebook / Sylvia Wilson

Novembro

Estará a internet à beira do fim? A discussão que Wuant veio reacender

Uma diretiva aprovada em setembro pela União Europeia causou um verdadeiro turbilhão dois meses depois, muito devido à forma como foi tratada pelo youtuber Paulo Borges, também conhecido como Wuant. O Artigo 13 foi o tema tratado num (entretanto célebre) vídeo em que o youtuber lançava o pânico entre os seus subscritores, afirmando que o seu canal seria apagado como resultado desta diretiva.

'Fornite' mau para crianças? A culpa é dos pais, defende ‘streamer’

A enorme popularidade do jogo online ‘Fortnite’ já teve direito a uma dose (esperada) de críticos, devido ao tempo que os mais jovens passam a jogar. A resposta a esses críticos surgiu de ‘Ninja’, o jogador e ‘streamer’ mais respeitado de ‘Fortnite’.

Dezembro

Vídeo viral mostra tentativa de abastecer Tesla com combustível

Como não podia faltar um bom vídeo viral recheado de humor, este final de ano tivemos direito a uma tentativa (sem sucesso) de abastecer um carro elétrico num posto de combustível. Mas um aviso. Os risos dos autores do vídeo são contagiantes.

Ryan tem 7 anos e é o youtuber mais bem pago de 2018

Uma das histórias mais populares do mês de dezembro. Saber quanto ganham os maiores criadores de conteúdos do YouTube é sempre impressionante, mas o que dizer quando o youtuber mais bem pago é uma criança de apenas 7 anos?

 As notícias mais lidas de Tech em 2018:

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório