Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Huawei: Reino Unido admite receios de espionagem

A tecnológica chinesa já afirmou estar aberta a um diálogo “baseado em factos e provas dadas”.

Huawei: Reino Unido admite receios de espionagem
Notícias ao Minuto

09:03 - 28/12/18 por Miguel Patinha Dias

Tech 5G

O secretário da defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, admitiu ter “preocupações graves e profundas” a respeito da Huawei, ecoando os receios que a empresa possa ter relações demasiado estreitas com o governo da China.

“Tenho preocupações graves e profundados a propósito oferecer à Huawei a rede 5G do Reino Unido. É algo para que temos de olhar atentamente. Temos de olhar para o que parceiros com o a Austrália e os EUA estão a fazer para garantir que tenham o máximo de segurança nessa rede 5G e temos de reconhecer como facto que, como foi recentemente exposto, o estado chinês aja por vezes de uma forma maliciosa”, afirmou Williamson de acordo com o The Times.

Um dos receios que tem sido ecoado nas suspeitas é que a Huawei tenha ‘portas de traseiras’ apenas disponíveis para o estado chinês, permitindo assim que o governo do país crie uma estratégia de espionagem a países que usem equipamento da tecnológica chinesa.

Em resposta, um representante da Huawei afirmou que “a cibersegurança é a prioridade número um” e garante que esta é uma área onde a empresa está a “investir fortemente”. “Enquanto empresa responsável e investidora significativa no Reino Unido, estamos abertos a um diálogo com o governo britânico e com o resto da indústria, desde que seja baseado em factos e provas dadas”, pode ler-se no comunicado.

Leia mais: Nem um ano de polémicas abranda popularidade da Huawei

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório