Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Startup portuguesa cria sistema para aeronaves que pode salvar vidas

Sistema foi pensado para a aviação experimental e ligeira que pode vir a salvar vidas. Objetivo é chegar às falhas antes de estas provocarem acidentes.

Startup portuguesa cria sistema para aeronaves que pode salvar vidas
Notícias ao Minuto

12:00 - 14/12/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Aviação

A iTrack Solutions, startup de Coimbra, criou um sistema que permite detetar qualquer falha impercetível sem o uso de equipamentos de medição. Este sistema, explica a iTrack Solutions, foi pensado para a aviação experimental e para Light Sport Aircrafts (LSA), ou seja, aviação ligeira.

O sistema criado chama-se Air Copilot e analisa as informações recolhidas através dos sensores instalados na aeronave para obter informações sobre os sistemas mecânicos do avião, alertando sempre que haja problemas mecânicos.

Como? A empresa explica que a caixa que é instalada nas aeronaves (de forma não invasiva) integra sensores de vibração, um teste de compressão relativa e medidor de impulso que permite detetar falhas antes que se tornem um problema. 

Este sistema pode revelar-se preponderante uma vez que cerca de 18% dos acidentes na aviação ligeira tem origem em falhas mecânicas, podendo a Air Copilot vir salvar vidas. 

O produto, que se encontra a ser desenvolvido com uma patente da Agência Espacial Europeia (ESA), vai ser demonstrado no próximo dia 20 e 21, em Coimbra, num evento da ESA BIC Portugal, com a presença do diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich ‘Jan’ Wörner, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório