Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autonomia de futuro veículo de exploração de Marte foi testada no Saara

O veículo de exploração 'Sherpa TT' foi hoje testado na área mais rochosa do deserto do Saara, em Marrocos, para afinar a autonomia do robô com rodas em forma de aranha, desenhado para futuras explorações em Marte.

Autonomia de futuro veículo de exploração de Marte foi testada no Saara
Notícias ao Minuto

17:42 - 04/12/18 por Lusa

Tech Espaço

O teste, que integra um programa financiado na totalidade pela Comissão Europeia, tem como finalidade o desenvolvimento da robótica espacial, e dotação de maior autonomia aos robôs espaciais, especialmente em ambientes mais agressivos, de acordo com a agência EFE.

O veículo de exploração, que utiliza quatro patas articuladas com rodas mais um braço mecânico, é um protótipo de laboratório, uma vez que ainda não está protegido contra a radiação à qual vai estar sujeito em Marte, nem contra temperaturas extremas, esclareceu o representante da empresa tecnologia espanhola que levou a cabo a operação, Jorge Ócon.

"O teste serviu para experimentar o 'software' e poder introduzir os algoritmos necessários para dotar o robô de maior inteligência", salientou.

O solo deserto do Saara, nesta parte de Marrocos, é constituído por terreno rochoso, com apenas alguns exemplares de arvoredo, devido às últimas chuvas na região.

A rugosidade da superfície torna-a mais semelhante à morfologia do solo de Marte.

O 'Sherpa TT', acompanhado por uma equipa de investigadores que trabalham no projeto, foi capaz de percorrer 360 metros, recolher imagens e objetos, obedecendo às ordens enviadas pelos técnicos através de rede móvel de Internet.

Jorge Ocón precisou que, no futuro, o veículo de exploração vai ter de ser capaz "de se organizar" de acordo com as tarefas pedidas, e dosear o tempo, além de saber desviar-se momentaneamente de objetos que estejam no caminho.

O representante da empresa calcula que o robô - que mede 2x2 metros e pesa cerca de 200 quilos - deverá chegar a Marte num prazo de dez anos.

Na altura, contudo, não deverá ser este veículo computorizado, mas um sucessor do 'Sherpa TT', devido aos testes que realizou hoje.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório