Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Smartphones são usados para espiar os nossos movimentos"

A preocupação refere-se aos dados recolhidos pela Google.

"Smartphones são usados para espiar os nossos movimentos"
Notícias ao Minuto

23:00 - 27/11/18 por Notícias ao Minuto

Tech Google

Um grupo de organizações de consumidores está preocupado com o tipo de dados recolhidos pela Google acerca dos seus utilizadores, nomeadamente no que diz respeito à orientação sexual, inclinação política, estilo de vida e opção religiosa. 

Perante este cenário, refere a RTP, este grupo está a ultimar uma queixa para apresentar aos reguladores. Em causa está, refira-se, o 'Google's tracking system', isto é o 'sistema de rastreamento do Google'. 

Esta questão está intimamente relacionada com o sistema de localização, sendo que, de acordo com as organizações signatárias da queixa, o principal motor de pesquisa da Internet não dá grande liberdade para que utilizadores desliguem o sistema de localização. 

Monique Goyens, diretora-geral da BEUC (um grupo de defesa de consumidores), revelou que "a fome por dados da Google é notória. A situação é muito alarmante. Os smartphones estão a ser usados para espiar todos os nossos movimentos". 

Por seu lado, a Google defende-se, explicando que o utilizador do motor de busca mais popular tem a possibilidade de desligar o sistema de localização. A gigante tecnológica faz ainda saber que, por defeito, o sistema aparece desligado e, depois de acionado, pode ser colocado em pausa. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório