Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Os 20 anos da Estação Espacial Internacional em imagens

A Estação Espacial Internacional descolou, há 20 anos, do Cazaquistão.

Notícias ao Minuto

08:50 - 21/11/18 por Filipa Matias Pereira

Tech Fotogaleria

A Estação Espacial Internacional - International Space Station (ISS) - comemorou, esta terça-feira, 20 anos. Há duas décadas, o módulo descolou do Cazaquistão, inaugurando uma nova era de cooperação de alta tecnologia no espaço. 

A agência espacial russa Roscosmos iniciou o projeto para construir um sucessor para as estações Mir e Skylab, quando lançou seu módulo Zarya do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Duas semanas depois, a Nasa seguiu o exemplo com o seu próprio componente, Unity. Os dois juntaram-se à órbita terrestre e iniciaram um esforço de construção de 13 anos que possibilitaria a produção de um vasto satélite artificial, servindo como um observatório, laboratório e plataforma a partir da qual a humanidade poderia progredir na compreensão de próprio mundo, conta o The Independent. 

A ISS também foi um ato marcante de cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia, os velhos inimigos da Guerra Fria, que acabariam por decidir cessar décadas de tensões nucleares para partilhar os conhecimentos que ambos acumularam durante e depois da Corrida Espacial dos anos 1960. 

Para celebrar o 20º aniversário deste projeto, que pretende durar mais 10 anos pelo menos, a Reuters divulgou algumas imagens da Estação Espacial Internacional. Percorra a galeria. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório