Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O Model 3 chegou a Portugal e está a deixar 'água na boca'

Apresentação em Portugal decorreu esta quarta-feira e o Tech ao Minuto esteve lá.

Notícias ao Minuto

17:02 - 14/11/18 por Ruben Valente.

Tech Apresentação

Depois do executivo Model S, e do SUV, Model X, chegou a hora do Model 3. O novo ‘menino’ bonito da Tesla foi apresentado em Portugal e acreditamos que vai revolucionar ainda mais o mercado dos elétricos. Porquê? O preço, apesar de ainda não estar tabelado para Portugal, nos EUA é de 35 mil dólares [aproximadamente 30 mil euros], e é claramente um sedan familiar para as massas. Recorde-se que na sua primeira semana, após a apresentação mundial, a Tesla recebeu mais de 325 mil reservas.

O Tech ao Minuto foi conhecer, de perto, o Tesla Model 3 e constatámos que, quando comparado ao Model S, é um veículo elétrico mais pequeno, mais simples e mais acessível. Desde as 10h00 da manhã, hora em que foi possível iniciar as visitas ao automóvel, foi uma autêntica azáfama em redor do veículo da empresa de Elon Musk, tanto da parte de potenciais clientes, como de curiosos.

Chegámos à fala com Hugo Pinto, um dos clientes que, além de já ter experimentado o Model 3, já o reservou. Este é o segundo modelo Tesla que irá adquirir e quisemos saber o que o levou, numa primeira instância, a optar pela marca norte-americana.

“Primeiro, precisava de um veículo que fosse algo diferente. Que não fosse um compromisso de funcionalidades ou autonomia. Queria um carro com o qual não tinha de me preocupar. Não havia muita oferta de mercado nos veículos elétricos e acaba por ser uma missão natural por vivermos num só planeta, apesar de não ser um ambientalista ferranho. Procurava que não fosse um sacrifício em prol de uma causa. Foi uma questão da Tesla vir para Portugal e, depois de muitas contas no Excel, consegui comprar o automóvel”, explicou Hugo Pinto, justificando depois a aquisição do novo Model 3.

“Já conduzi o Model 3 e posso dizer que ele representa 80% do valor acrescentado do carro por metade do preço. Ou seja, nós temos a mesma dinâmica, a mesma aceleração rápida, num carro que é muito mais leve, mais ‘maneirinho’. Dentro das ruas de Lisboa, por exemplo, é algo que funciona muito bem. O carro tem toda a mística de um carro Tesla por um preço mais baixo. Acho que é mais vocacionado para as massas”, acrescentou o cliente Tesla que terminou a falar do visual do veículo.

“É bonito, atrativo e com toda uma vibe Tesla”. Uma descrição que poderíamos assinar por baixo. O exterior do Model 3 deixou-nos encantados. Desde a sua linha, às óticas, às entradas de ar na parte da frente do veículo. Um automóvel familiar, mas com uma personalidade desportiva.

O interior prima pela simplicidade e pelo ar ‘clean’ que transmite. O ecrã touchscreen de 15 polegadas é das primeiras coisas que nos chama a atenção. Desta vez ,a Tesla quis optar pelo display na horizontal, em vez do vertical como têm o Model S e X.

O volante tem apenas dois botões, onde pode regular a altura e a proximidade a que o quer. Além disto, dispõe ainda de controlos por voz, vidros ajustáveis automaticamente e ainda a possibilidade de ligar e desligar o carro com a app para smartphone.

Mas vamos ao que mais interessa num elétrico: a autonomia. Na versão base, o Tesla mais pequeno tem uma autonomia de 350 km, enquanto a versão de topo tem uma autonomia de 500 km. A primeira versão usa uma bateria que gera 50 kWh de energia, enquanto a segunda tem uma bateria que gera 75 kWh de energia. Esta tem um preço adicional de 9000 dólares (aproximadamente 7.600 euros).

As entregas do Model 3 estão previstas para o início de 2019.

Características:

Aceleração: 5,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Autonomia estimada: +215 milhas / +346 km

Portão da bagageira: abertura manual

1 display touchscreen de 15 polegadas

Utilização dos postos de carregamento Tesla tem de ser paga

Capacidade da mala (frente e traseira combinadas): 396 litros

5 lugares

Menos de 100 configurações possíveis (O Model S tem mais de 1500 configurações)

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório