Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 70% das avaliações de doenças oculares feitas por app são erradas

Ferramenta dispensa a interação do oftalmologista, mas estudo aponta que o diagnóstico online é perigoso.

Mais de 70% das avaliações de doenças oculares feitas por app são erradas
Notícias ao Minuto

07:44 - 14/11/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Um estudo divulgado em Chicago, durante o Congresso da Academia Americana de Oftalmologia que decorreu no final de outubro, revela que 74% das avaliações de doenças oculares realizadas pelo WebMD Symptom Checker, uma popular app de diagnóstico online, são erradas. 

“A telemedicina é, sem dúvida, o caminho para ampliar o acesso à saúde ocular", afirmou o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier. Mas há um 'mas'. Para o médico, o problema desta app é eliminar a interação do especialista com o paciente, ao contrário do Portable Eye Examination Kit que funciona como um consultório de bolso.

O resultado do estudo é um alerta para a população”, observou. Isto porque um levantamento feito pelo médico em 12 mil relatórios do hospital mostra que quatro em cada 10 pessoas já chegam aos consultórios a usar colírio por iniciativa própria.

Acontece que, alertou o clínico, "além do colírio inadequado mascarar doenças, alguns medicamentos para alterações sistémicas têm efeito na saúde ocular”.

Os grupos de maior risco, disse ainda, são os idosos que fazem tratamentos para doenças crónicas, gestantes e mulheres que tomam contraceptivos. Mas a visão de crianças também pode sofrer alterações desencadeadas pelo uso de medicamentos,

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório