Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Samsung alerta para perigos de Inteligência Artificial

No entanto, reforça que os dados dos seus utilizadores são mantidos nos smartphones e que a empresa não tem acesso a eles.

Samsung alerta para perigos de Inteligência Artificial

Marcou presença na Web Summit o presidente da Samsung, Young Sohn, numa conferência que serviu para o executivo dar conta do caminho que a tecnológica tem vindo a trilhar nos últimos anos na área da Inteligência Artificial (IA). Durante esta ocasião, Sohn previu que no futuro todos os detalhes da vida das pessoas será vigiado por IA, com todos os pormenores de ADN a serem armazenados em bancos de dados que ajudarão a prevenir e a diagnosticar doenças.

Não está sozinho se pensa que esta proposta parece sair de um futuro distópico, algo para que o próprio Sohn está bem consciente e que fez questão de notar a importância de abordar estas questões com ética. Numa entrevista com o Business Insider depois desta conferência, Sohn continuou a elaborar.

“Preocupo-me com isso. É por isso que falei sobre ética. Quer dizer, devemos preocupar-nos com isso. O que é certo? O que é errado? É por isso que comentei, que temos de ser levados por princípios. E a investigação? Excelente. Mas investigação com propósito, não para usar esses dados para tirar proveito dos humanos”, comentou Sohn.

A IA é uma área que praticamente todas as grandes tecnológicas se encontram a desenvolver – Google, Apple, Facebook, Microsoft e Amazon, por exemplo – e que tem suscitado uma boa dose de críticas de personalidades conhecidas, tais como Bill Gates e Elon Musk, que alertam para o perigo que representa para a privacidade individual.

A Samsung também se encontra a desenvolver a sua própria IA, com Sohn a destacar que “os teus dados num smartphone da Samsung ficam com a Samsung no teu smartphone”, assegurando que a empresa “não tem qualquer acesso”.

Leia também: As imagens do segundo dia da Web Summit e o (sério) aviso ao mundo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório