Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Lançado satélite meteorológico Metop-C na Guiana Francesa

Um foguete Soyuz colocou em órbita "com sucesso" o Metop-C, um satélite meteorológico da Eumetsat, organismo europeu responsável pelo desenvolvimento de sistemas meteorológicos por satélite, anunciou hoje em comunicado a Arianespace.

Lançado satélite meteorológico Metop-C na Guiana Francesa
Notícias ao Minuto

09:43 - 07/11/18 por Lusa

Tech Espaço

A Soyuz partiu com o satélite de Caiena, na Guiana Francesa, na terça-feira às 21:47 (horário local- às 00:47 de quarta-feira em Lisboa), a partir da plataforma de lançamento em Sinnamary, a nordeste de Kouru.

O foguete seguiu então uma trajetória chamada de "nominal". A separação do satélite ocorreu como planeado, pouco mais de uma hora após a descolagem.

O Metop-C é o terceiro e último satélite de um programa dedicado à meteorologia aplicada, de acordo com a Arianespace.

O Metop-A e o Metop-B, lançados pela Starsem a partir de Baikonur, no Cazaquistão, respetivamente em 2006 e 2012, ainda estão em operação, disse a sociedade que comercializa os lançamentos.

Os satélites Metop permitem previsões do tempo entre 12 horas a 10 dias de antecedência.

A missão da Metop-C, desenvolvida e construída pela Airbus Defence and Space, irá "fortalecer, otimizar e complementar" as capacidades dos outros dois satélites da série, referiu o comunicado da Arianespace.

Com um peso total na descolagem de pouco mais de 4 toneladas, o Metop-C, projetado para operar cinco anos, terá uma órbita que vai passar pelos polos a 811 quilómetros de altitude, levando a bordo nove instrumentos, incluindo o francês IASI.

Este instrumento "mede, além da temperatura e humidade da atmosfera, mais de 25 componentes atmosféricos com grande precisão e está envolvido na monitorização do clima", disse o Centro Nacional de Estudos Espaciais francês (CNES).

Este lançamento é o oitavo do ano da Arianespace na Guiana Francesa e o décimo em 2018 com o foguete Soyouz a partir da plataforma de lançamento em Sinnamary.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório