Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Agência espacial europeia lançou último de três satélites meteorológicos

A agência espacial europeia ESA lançou hoje com sucesso, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".

Agência espacial europeia lançou último de três satélites meteorológicos
Notícias ao Minuto

08:43 - 07/11/18 por Lusa

Tech Espaço

O lançamento desta nova geração de satélites meteorológicos que pretende melhorar substancialmente a qualidade das previsões, descolou às 00:47 (hora de Lisboa).

O MetOp-C vai juntar-se assim aos seus dois predecessores, o MetOp-A (lançado em 2006) e o MetOp-B (2012).

O funcionamento destes satélites é gerido pela Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos (Eumetsat), que fará o processamento e a distribuição dos dados a serem usados nas previsões do estado do tempo.

O prazo de vida útil de cada MetOp era esperado ser de cerca de cinco anos e estava planeado serem substituídos, mas os dois primeiros satélites continuam a funcionar sem problemas muito além das previsões, sendo que as operações dos três satélites continuarão a ser mantidas em paralelo.

"O lançamento sequencial de satélites garante observações contínuas de uma série de variáveis atmosféricas como temperatura, humidade, gases traços, ozono e velocidade do vento sobre o oceano", dados usados para "previsões numéricas", explicou a ESA em comunicado.

O MetOp-A e o MetOp-B permitiram reduzir em 27% o erro nas previsões meteorológicas diárias, segundo estudos citados pela ESA.

Portugal faz parte da Eumetsat através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório