Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Passageiros demoram 90 segundos a confiar em carros autónomos

O responsável de uma empresa de veículos autónomos 100% elétricos afirmou hoje que os passageiros "demoram 90 segundos a confiar no veículo e voltar aos seus iPhones", sendo necessário legislar para garantir a segurança aos utilizadores.

Passageiros demoram 90 segundos a confiar em carros autónomos
Notícias ao Minuto

16:01 - 06/11/18 por Lusa

Tech Web Summit

"Em todos os passageiros que já transportámos no mundo temos uma taxa de satisfação superior a 90%, demoram 90 segundos a perceber como é que o veículo funciona, como trava ou como vira, por exemplo, depois disso todos estão de volta ao iPhone", afirmou Jérôme Rigaud, responsável da Navya, uma empresa francesa de veículos autónomos 100% elétricos, num painel dedicado à tecnologia automóvel e mobilidade dos cidadãos.

Segundo o responsável da empresa, falta ainda criar um "método de pagamento único", que permita às pessoas deslocar-se através de vários meios (comboio, metro, autocarro ou bicicleta, por exemplo), na mesma viagem, conseguindo fazer "apenas um pagamento".

"Temos de oferecer aos passageiros uma experiência diferente e facilitar o pagamento, por exemplo. Também devem poder ver filmes, fazer uma videoconferência ou comprar bilhetes para o cinema", disse.

Para Jérôme Rigaud, o elevado número de veículos que circula cria uma "sobrecarga nas infraestruturas das cidades" que, afirma, "não estão preparadas para tantas viaturas", propondo a utilização dos veículos 'shuttle', com capacidade para transportar vários passageiros.

"A tecnologia evolui rápido, já assistimos a uma grande evolução nos últimos anos. Estamos a atingir um nível de segurança muito elevado, temos de passar para o plano de lidar com as autoridades, regular leis e definir a legislação para que todos os requisitos e a segurança dos passageiros seja garantida", afirmou.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer na capital portuguesa até 2028.

A edição deste ano realiza-se até quinta-feira no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta terceira edição do evento em Portugal, participam cerca de 70 mil pessoas de mais de 170 países. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório