Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Plataforma Help2Care apoia no autocuidado de utentes e cuidadores

O Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare) do Politécnico de Leiria apresentou hoje a plataforma digital "Help2Care - Apoiar no autocuidado de utentes e cuidadores", que disponibiliza informação clara e direta.

Plataforma Help2Care apoia no autocuidado de utentes e cuidadores
Notícias ao Minuto

14:48 - 05/11/18 por Lusa

Tech Saúde

Considerado pelo presidente do IPLeiria, Rui Pedrosa, um "marco" na investigação da área da saúde, o projeto vai "facilitar a performance dos cuidadores informais", contribuindo para uma "maior qualidade de vida das pessoas".

Para Rui Pedrosa, a equipa multidisciplinar - que inclui as diferentes escolas do Politécnico de Leiria - vai colocar "o conhecimento ao serviço da comunidade" através de um projeto de investigação que desenvolve um modelo de capacitação dos cuidadores informais e da pessoa dependente para o autocuidado.

O modelo inclui um manual de apoio ao cuidador em formato físico, áudio e vídeo, acessíveis e de fácil compreensão, uma plataforma 'online' com 'website' público, 'backoffice' para os profissionais de saúde e aplicação para os cuidadores informais, e um guião com o modelo de capacitação.

A coordenadora do CiTechCare e deste projeto, Maria dos Anjos Dixe, explicou que a plataforma vai "dar resposta às necessidades dos cuidadores", que têm à sua responsabilidade pessoas parcial ou totalmente dependentes, após a alta hospitalar.

"Não se trata de substituir o profissional de saúde, mas será um contributo para diminuir as falsas urgências. Por vezes, os cuidadores vão ao hospital, porque não conseguem administrar comida através de uma sonda ou porque esta se soltou. Através desta plataforma têm resposta às suas dúvidas", exemplificou Maria dos Anjos Dixe.

Esta plataforma permite que, após a alta hospitalar, o utente e cuidador tenham um ficheiro interligado, onde de imediato é disponibilizada informação sobre os cuidados necessários. Está disponível a possibilidade de serem colocadas perguntas 'online', cuja resposta será dada por um profissional de saúde, associando ao ficheiro os materiais alusivos às dúvidas.

Além do esclarecimento, a plataforma visa contribuir para a diminuição da sobrecarga do cuidador e das falsas urgências.

Os conteúdos da plataforma foram produzidos por investigadores, profissionais de saúde e estudantes, e estão em permanente atualização, sendo que a plataforma 'online' e a 'app' resultam da auscultação de alguns cuidadores e da resposta de profissionais de saúde às questões dos utilizadores.

O projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Compete 2020 e União Europeia, vem dar resposta a uma necessidade premente na região Centro e no país, face ao aumento do número de cuidadores informais, "que se estima chegar aos 800 mil no país", salientou Maria dos Anjos Dixe.

O Help2Care resulta de um projeto em rede, interdisciplinar e de investigação baseada na prática, que envolve estudantes, docentes e profissionais de saúde, e que é liderado pelo CiTechCare do Politécnico de Leiria e copromovido pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém e pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório